O Laboratório de Operações Unitárias “Oswaldo Bonfanti”, do curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta), entrega à Universidade de Brasília, nesta quarta-feira (10), três equipamentos que servirão de treinamento para alunos e professores daquela instituição.
Um dos módulos tem a capacidade de dessalinizar a água salgada e transformar em água potável. O outro, de concentrar polpas de sucos de frutas. E o terceiro módulo auxilia no tratamento de resíduos e reações químicas e também na produção do plástico.
Os módulos, de operações reduzidas, com excelente portabilidade, reproduzem fielmente diversas operações industriais.

Segundo o prof. Dr. Deovaldo de Moraes Junior, coordenador do Laboratório, os módulos foram fornecidos para serem utilizados em sala de aula e estudos.

Em dez anos, o Laboratório desenvolveu em torno de cem módulos educativos e mais de 40 foram adquiridos por instituições de ensino como Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal do Paraná (UFP), Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL-USP), entre outras.
O prof. Moraes Junior conta que omódulo será levado desmontado para a instituição. “Na própria universidade, eu montarei todos os módulos e ensinarei aos alunos e professores como utilizar os equipamentos”.
A equipe do Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta é composta pelo coordenador do curso de Engenharia Química da Universidade, prof. Luis Renato Lia; pelo docente Deovaldo de Moraes Junior, e os técnicos Gilmar Alcântara e Volnei de Lemos. Conta ainda com a participação de alunos e estagiários do curso.