Nesta quarta feira (27/5), a Prefeitura começou a notificar os síndicos dos edifícios para que providências sejam tomadas

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi uma das responsáveis pelo estudo que detalhou a situação dos prédios tortos da orla de Santos, com o objetivo de verificar as condições de segurança estrutural dos edifícios.

A análise, realizada em parceria com a Prefeitura de Santos e a Universidade de São Paulo (USP), teve início em 2004 e apurou as informações técnicas disponíveis e a inclinação dos 651 edifícios existentes, na ocasião, nas 49 quadras em frente à praia. As medições foram concluídas em dezembro de 2012.

Inicialmente os estudos foram realizados pela coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unisanta, Nilene Janini e pelo prof. Orlando Carlos Damin*, que também trabalha na Seção de Inspeção de Estruturas (SEINE) da Prefeitura de Santos. Os engenheiros criaram a metodologia do projeto e dirigiram os trabalhos iniciais, com o apoio de quatro alunos/estagiários de Engenharia Civil da Unisanta.

O projeto foi retomado em 2009, com a coordenação do engenheiro Damin, testando as metodologias estudadas para medições e aplicando o programa piloto em duas quadras da orla da praia.

Resultados – De acordo com o professor Damin, os edifícios que ultrapassaram o critério de 0,5% (meio por cento) de desaprumo em relação à altura da edificação foram selecionados. “Destes, um grupo de 65 prédios apresentaram desaprumo muito superior ao parâmetro estabelecido e devem apresentar laudos de segurança estrutural”, conclui o engenheiro.

Na manhã desta quarta-feira (27/5), a Prefeitura começou a enviar correspondências aos síndicos destes edifícios, que terão de contratar laudos de engenheiros para atestar a segurança das construções.

A Administração enviará também cópia do relatório técnico sobre o desaprumo do prédio. A próxima etapa é a realização de um encontro para oferecer aos responsáveis orientações técnicas por profissionais da Prefeitura.

* Ministra as seguintes disciplinas na Faculdade de Engenharia Civil da Unisanta: Patologia das Construções, Planejamento de Obras; Execução de Obras e Segurança do Trabalho. É professor das faculdades de engenharia da Unisanta desde 1988.