Unisanta recebe o evento científico REabilitar-Santos, dias 25 e 26/10

Médicos e profissionais ligados à área de reabilitação apresentam novas tecnologias e discutem soluções para proporcionar bem-estar para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) será sede e apoiadora do Reabilitar Itinerante, encontro científico organizado pela Otto Bock do Brasil. O evento será realizado pela primeira vez em Santos e reunirá especialistas no segmento de medicina, ortopedia técnica e reabilitação para discutir soluções e inovações tecnológicas, além de protocolos de atendimento relevantes para indivíduos com mobilidade reduzida.

O evento será realizado das 8h às 17h30, no Auditório do Bloco E da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar.

“O Reabilitar é um grande fórum para intercâmbio de experiências e aperfeiçoamento dos profissionais técnicos e do segmento de reabilitação física e motora. Estamos muito felizes por viabilizar esta edição em Santos, pois sabemos da importância deste tema para cidade e também toda a região da Baixada Santista”, comenta Ricardo Souza, gerente de marketing da Ottobock do Brasil.

Programação

Dia 25/10

8h15 – Abertura do Evento

8h30Unidade funcional e raciocínio clínico no paciente amputado – Vinicius de Moura Pellatiero – Professor mestre e supervisor no centro de referência em amputados da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

9h15 Relato de Caso – técnica osteopatia estrutural como recurso para redução da dor fantasma em indivíduo com amputação de membros inferiores – Myllena Pereira Fernandes – graduanda do 10° período da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta.

10hSoluções de encaixe e suspensão de prótese – Rafael Dalle Molle da Costa – Fisioterapeuta, mestre em Fisiopatologia em Clínica Médica do FMB-Unesp de Botucatu. Atua em reabilitação neurológica adulto e é responsável pelo setor de prótese e órtese do HCFMB.

10h45 – Reabilitação nas amputações de membros inferioresMarina Ceregatti – Especialista em fisioterapia esportiva pela UNIFESP/EPM. Fisioterapeuta da AACD/SP há 15 anos. Atua como terapeuta referência na reabilitação das amputações de membros inferiores.

11h15 – Biomecânica da marcha em usuários de órteses eletrônicas – Peter Kuhn, ortoprotesista formado pela Escola Técnica Zürich–Suíça. Presidente da ABOTEC (Associação Brasileira de Ortopedia Técnica). É autor dos livros: “As amputações do membro inferior e suas próteses” (Lemos Editora) e “O Pé Diabético”, (Editora Atheneu).

12hReabilitação Pré e Pós Protética do amputado do membro inferior – Karina Marques – Fisioterapeuta prop. e responsável técnica pela clínica Karina Marques Fisioterapia. É delegada representante de São Paulo da ABRAFIN – Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional, responsável pela clínica de amputados da AACD-Osasco/SP por 7 anos.

14h –  Mercado de trabalho, inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência – Luciano Marques – presidente do Conselho Municipal do Deficiente de Santos (CONDEFI).

14h30Pauê – Caminhando com as próprias pernas – Paulo Eduardo Chieffi Aagaard – Fisioterapeuta, atleta, palestrante, escritor e produtor de vídeos.

15h15Pés diabéticos – Peter Kuhn – ortoprotesista, formado pela Escola Técnica Zürich–Suíça. Presidente ABOTEC (Associação Brasileira de Ortopedia Técnica). É autor dos livros: “As amputações do membro inferior e suas próteses” (Lemos Editora) e “O pé diabético”, (Editora Atheneu).

15h45Reabilitação do membro superior – conceitos e princípios – Candida Luzo – terapeuta ocupacional gestora do serviço de terapia ocupacional do IOT HCFMUSP, especialista em gestão hospitalar e serviços de saúde, terapia da mão e do membro superior e órtese e prótese.

16h45Soluções protéticas em amputações de membro superior – Academy Ottobock do Brasil.

17h30 – Encerramento das atividades do dia

Dia 26/10

8h30 Protocolo de abordagem dos pacientes na fase aguda – foco na protetização precoce – Luana Diniz – mestre e doutora pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP – USP). Especialista em Intervenção Fisioterapêutica nas Doenças Neuromusculares, aprimorada em Fisioterapia em Reabilitação do Portador de Deficiência Física Incapacitante DMR- HCFMUSP.

9h Novas tecnologias em sistemas de encaixes e soluções protéticas para amputados transfemorais – Academy Ottobock do Brasil.

10h45Olhar do varejo no atendimento privado da pessoa com deficiência – Monica Cavenaghi – empresária, vice-presidente da ABRIDEF – Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva e diretora comercial na Cavenaghi Ind. e Com. Equipamentos Especiais Ltda.

11h15Sistemas de suspensão para amputados transtibiais – Academy Ottobock do Brasil.

13h30Proposta funcional para cadeira de rodas personalizada – Erika Teixeira – Terapeuta Ocupacional e mestre em Arquitetura e Urbanismo. Atuou no setor de Terapia Ocupacional Adulto da AACD de 1998 a 2008, sendo coordenadora durante oito anos. Foi uma das organizadoras do livro Terapia Ocupacional em reabilitação física pela Roca Editora. Atua na área de reabilitação física em nível ambulatorial, hospitalar e domiciliar

14h30Objetivos gerais e modulações para adequação postural – Carlos Onodera – Terapeuta Ocupacional especialista em Saúde Pública. É o responsável pelo desenvolvimento de produtos na empresa Expansão e atua também no Hospital Regional Sul / SP.

15h15Tecnologia Assistiva para crianças e adolescentes – Luciana Visibeli Marques – Fisioterapeuta e especialista em tecnologista assistiva. Atualmente é Diretora do ITA- Instituto Tecnologia Assistiva/SP.

16h15Adequação postural – soluções para mobilidade – Rodrigo César Maia Moreira – Fisioterapeuta, mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Especialista em Neurologia, Cardiorrespiratória e Saúde Pública. É coordenador Técnico Mobility Solutions, Ottobock do Brasil.

16h45Soluções motorizadas: Critérios de avaliação e parâmetros para indicação – Rodrigo César Maia Moreira – Fisioterapeuta, mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Especialista em Neurologia, Cardiorrespiratória e Saúde Pública, Coordenador Técnico Mobility Solutions, Ottobock do Brasil

17h30 – Encerramento do evento

Inscrições – Os interessados no evento podem efetuar a inscrição aqui https://www.sympla.com.br/reabilitar-santos—encontro-cientifico-itinerante-ottobock__354642

Sobre o Reabilitar – O Reabilitar, encontro científico itinerante idealizado pela Otto Bock, tem o objetivo de levar à comunidade científica e demais profissionais ligados ao setor de reabilitação o que existe de mais moderno no mundo, além de promover a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes. Trazer para o Brasil a filosofia da Otto Bock de treinamento e intercâmbio de conhecimento sobre as tecnologias, oriundas da Europa e dos Estados Unidos é compromisso da empresa há décadas. O projeto existe há 10 anos e já passou pelas principais capitais do Brasil com aproximadamente 7.500 profissionais participantes.