Unisanta participa de reunião da Asociación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades (RETE), na Espanha

109

O Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA é responsável por coordenar a RETE no Brasil

Na última quinta-feira (14/02), na cidade de Barcelona (Espanha), aconteceu a reunião dos representantes latino-americanos da Asociación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades – RETE, seguida de Reunião Ordinária da Junta de Governo. Em ambos os eventos houve a participação do Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA, por meio de seu Coordenador, Prof. MSc. Adilson Luiz Gonçalves, atualmente membro da Diretoria, na função de vogal. As reuniões foram presenciais e via Skype.

Uma das definições desses encontros foi a criação de um núcleo latino-americano da RETE, destinado a incrementar as ações da Associação no Continente, com ênfase na troca de experiências e pesquisas sobre a relação porto-cidade. O Núcleo será coordenado pelo Vice-Presidente,  Prof. Dr. Roberto Converti, que também assumirá a função de coordenação na Argentina.

Inicialmente fazem parte do núcleo latino-americano da RETE: Argentina, Brasil, Chile e Costa Rica, mas já existem tratativas com: Colômbia, Equador, México e Cuba.

A coordenação da RETE no Brasil ficou sob responsabilidade do Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA. A previsão é que a primeira reunião do Núcleo Latinoamericano da RETE ocorra em Assunção, no Paraguai, em agosto de 2019.

RETE

A RETE é uma associação internacional sem fins lucrativos, cujo objetivo é de promover a colaboração entre portos e cidades, em analisar e interpretar as dinâmicas e fenômenos que se manifestam nessas relações, em explorar seus horizontes e em elaborar cenários e estratégias que contribuam para a construção de seu futuro.

Criada em 2004, inicialmente reunindo cidades e portos espanhóis, italianos e portugueses, a RETE (rede, em italiano) vem ampliando suas atividades. A RETE publica regularmente as revistas Portus e PortusPlus.

A Unisanta passou a integrar a Rede em 2013.  O Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA tem orientado, co-orientado ou colaborado no desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso de graduação e pesquisas de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, sempre com foco em desenvolvimento sustentável. Também tem apresentado trabalhos em eventos nacionais e internacionais, tendo como tema a relação porto-cidade, em seus múltiplos aspectos: logísticos, urbanísticos, infraestrutura, etc.

Dentre outras atividades recentes, o Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-UNISANTA foi incumbido de organizar artigos sobre experiências brasileiras de revitalização de áreas portuárias, os quais integrarão a edição nº 38 da Revista Portus, a ser publicada em setembro de 2019, a qual contará com produções de outros países latino-americanos.

As experiências brasileiras serão sobre áreas portuárias ou afins de: Belém/Pará, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e Santos/SP.