Licenciamento e Estudos Ambientais, Oceanografia, MBA Ambiental – Controle e Gestão Ambiental e MBA Ambiental – Sistema de Gestão Integrada são as opções com inscrições abertas.

O Meio Ambiente será debatido de formas diferentes, em quatro cursos de Especialização Lato Sensu e MBAs oferecidos pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os cursos que abordam a área ambiental e estão com inscrições abertas são: Licenciamento e Estudos Ambientais, Oceanografia, MBA Ambiental – Controle e Gestão Ambiental e MBA Ambiental – Sistema de Gestão Integrada. Confira as propostas:

Em Licenciamento e Estudos Ambientais, os interessados poderão se especializar para atuar na área de Gestão Ambiental, no planejamento, coordenação, gerenciamento e execução das atividades ligadas à área de Licenciamento Estudos Ambientais. O curso tem carga horária de 408 horas/aula e será realizado aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Coordenado pela Profa. Me. Cynthia Stelita Schalch, entre as disciplinas abordadas estão: Análises de Riscos em Procedimentos de Licenciamento Ambiental; Licenciamento Ambiental e o Gerenciamento Costeiro; Licenciamento na Indústria do Petróleo Off Shore e Programa de Recuperação de Áreas Degradada.

O curso de Oceanografia coordenado pelo Prof. Dr. João Marcos Miragaia Schmiegelow irá preparar profissionais para atuarem como gestores e consultores em projetos ou estudos aplicados no gerenciamento costeiro. Promoverá ainda a divulgação e a atualização de conhecimentos na área da Oceanografia, além de preparar candidatos para exames de Mestrado e Doutorado na área das Ciências Marinhas.

As aulas serão realizadas aos sábados das 8h às 12h e das 13 às 17h. Poderão participar, profissionais graduados em Biologia, Ecologia, Engenharia, Geologia, Física, Química; além de profissionais com curso superior atuantes em órgãos públicos de controle e fiscalização ambiental, organizações não governamentais, professores, profissionais ligados à indústria do petróleo e gás, entre outros.

O MBA – Controle em Gestão Ambiental pretende formar um gestor de Meio Ambiente para atuação nas empresas da região e do Grande ABC. O curso dará ênfase para os estudos de caso, aproveitando a experiência das indústrias locais. Com 400 horas/aula, será realizado as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 23h.

Administração, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social; Educação Ambiental; Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável e Licenciamento e Estudos de Impactos Ambientais estão entre os assuntos a serem debatidos.

O MBA Ambiental – Sistema de Gestão Integrada tem como objetivo oferecer conhecimentos teóricos e práticos nos campos de Qualidade, Responsabilidade Social, Saúde, Segurança e Meio Ambiente para atuação nas empresas da região, do Grande ABC e do Porto de Santos.

Integram o programa, as disciplinas ISO 14.001 (Meio Ambiente); ISO 26.000 (Responsabilidade Social); ISO 9.001 (Qualidade); Perícia Ambiental e Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável, entre outras. Aulas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 23h.

Os dois cursos de MBA são coordenados pela Profa. Dra. Eliane Marta Quinõnes Braz.

Informações – A Universidade oferece descontos especiais para grupo de amigos, empresas conveniadas, alunos e ex-alunos da Unisanta. Outras informações sobre esses e outros cursos de Especialização, Extensão e Mestrados podem ser obtidas pelo site www.unisanta.br/posgraduacao, pelo telefone (13) 3202-7114 ou na Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta, que fica na Rua Cesário Mota, 24, no Boqueirão, em Santos.