Oferecer um curso gratuito de capacitação em Logística Portuária foi um dos comprometimentos anunciados pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) no I Fórum de Integração Portuária, realizado no dia 14/10 e que reuniu cerca de 500 pessoas entre autoridades e gestores, representantes do Poder Público, iniciativa privada, sindicatos, profissionais e acadêmicos de toda a Baixada Santista.
Esta primeira capacitação será exclusiva aos funcionários das entidades do setor e terá 20 horas distribuídas entre palestras, oficinas e atividades complementares. As instituições interessadas na capacitação poderão indicar, até o início do mês de novembro, um membro para participar do curso de extensão.
Além da capacitação, a Unisanta passa a oferecer descontos especiais para essas entidades nos cursos já mantidos e nos novos cursos de Graduação em Logística (Portuária) e Engenharia de Produção, e de Pós-Graduação em Planejamento Urbano na Área Portuária.
Fórum – A reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, deu início ao fórum firmando o compromisso da Instituição com os segmentos do setor portuário. “As novas perspectivas de um país que busca renovar-se estão ligadas ao crescimento de sua população. Ampliar a nossa estrutura para oferecer cursos que dialogam com a necessidade das novas tecnologias que estão chegando à nossa região e dos atuais e futuros profissionais é nosso dever como educadores e gestores acadêmicos”, concluiu Sílvia.
O presidente da Codesp, José Roberto Serra, defendeu a idéia de que a parceria com as universidades é primordial neste momento único do Porto de Santos. “O País passou a dar a devida importância ao nosso Porto. Agora precisamos dar continuidade ao crescimento tecnológico, estrutural e, principalmente, da nossa mão-de- obra.”
Ainda segundo Serra, medidas como a efetivação da dragagem e a capacitação dos trabalhadores da nossa região tornarão possível otimizar a estrutura presente. “Precisamos nos preparar para receber as novas embarcações, com estruturas maiores, e para o impacto que estas irão causar em todo o processo logístico do porto”, destacou o presidente.
Para Lúcia Teixeira Furlani, presidente da Unisanta e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, fazer avançar o trabalho e a pesquisa do setor portuário na região é um dos papéis da instituição de ensino. “A Unisanta oferece infra-estrutura de recursos humanos qualificados para se estabelecer uma interface entre a iniciativa pública, privada e trabalhadora. Nós entendemos que o cérebro e o coração do Porto de Santos estão aqui em nossa região. Oferecemos esse curso de extensão porque acreditamos no potencial da nossa mão-de-obra”, afirmou a presidente da Unisanta.
Em nome do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, afirmou que o tema portuário faz parte do debate diário da população da Baixada Santista. “Hoje já temos essa abertura efetiva na atuação e discussão das empresas e nas intuições de ensino. É fundamental que acadêmicos, profissionais e responsáveis do setor tenham a clareza de que devemos ter um porto competitivo para andarmos na mesma velocidade dos avanços da tecnologia”, evidenciou Aquino.
Os prefeitos eleitos de Bertioga e Mongaguá incentivaram a abertura do debate permanente entre o Poder Público, as entidades privadas e a Universidade. “Essa capacitação será muito importante para que tenhamos um porto saudável e cada vez mais tecnológico” afirmou Paulo Wizowsky Filho, de Mongaguá, após agradecer a Universidade pela oportunidade dada à população. Mauro Orlandini, de Bertioga, acredita no desafio proposto e garante o apoio. “Temos que trabalhar muito pelo desenvolvimento da nossa região”.
Painel – Também foi apresentado o Painel Multimodalidade Logística e Desenvolvimento Portuário, a cargo de Paulo Teixeira Gomes, gerente nacional de Vendas e Logística da Mercosul Line Navegação e Logística Ltda, empresa do grupo Maersk. Gomes trouxe para o fórum o tema que já apresentou na Câmara Americana de Comércio (Brasil – EUA) e na Conferência Nacional de Logística, promovida pela Associação Brasileira de Logística, com foco nas características do Porto de Santos.
A Unisanta reafirmando o compromisso de ampliar e investir no setor apresentou, através do diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Áureo Pasqualeto Figueiredo, e do professor de Administração de Empresas, José Petráglia, os novos cursos de Graduação em Logística (Portuária), Engenharia de Produção, de Pós-Graduação em Planejamento Urbano na Área Portuária, entre outros de especialização. Finalizando as apresentações, o biólogo Dr. Fábio Giordano apresentou os diversos projetos e pesquisas da Universidade direcionados às atividades portuárias.
A abertura oficial do evento foi concretizada com a assinatura de todas as autoridades presentes na Ata de Instalação Permanente do Fórum de Integração Portuária.
Entre as inúmeras instituições e entidadespresentes estavam oCENEP,SOPESP,SINDAPORT, SINTRAPORT, ABTRA, Sindicato dos Consertadores, Fiesp/Ciesp,SDAS, SEST/SENAT,Petrobras,Polícia Civil, prefeitura de Itanhaém.
Inscrições e informações sobre os cursos no setor de Pós-Graduação, no telefone (13) 3202.7104 ou no e-mail: cursospos@unisanta.br. As informações sobre os cursos de graduação podem ser obtidas pelo telefone (13) 3202-7101 ou pelo site www.unisanta.br