A Universidade Santa Cecília (Unisanta) formalizou nesta sexta-feira (2/9), por meio de convênio, sua participação no Campus de Excelência Internacional do Mar (CEIMAR), coordenado pela Universidade de Cádiz, na Espanha. A Unisanta é a única instituição particular do País a integrar as atividades do CEIMAR. O convênio integra a programação dos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília.

A parceria possibilitará a ampliação do intercâmbio de alunos e professores entre as instituições, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão à comunidade, realizados em conjunto com universidade espanholas, portuguesas e brasileiras.

De acordo com o coordenador do curso de ciências Biológicas da Unisanta, Prof. Dr. Camilo Dias Seabra, “os trabalhos não se estendem apenas às áreas Biológicas e Exatas, mas também envolverão o Turismo e as Ciências Sociais relacionadas às zonas costeiras e marinhas”.

A Unisanta e a Universidade de Cádiz são parceiras há dez anos. A Universidade Santa Cecília é a única universidade particular brasileira a integrar o Programa Erasmus Mundus, que tem coordenação da Universidade de Cádiz, nos níveis de Mestrado e Doutorado.

O coordenador da Rede de Cátedras da UNESCO UNITWIN e pesquisador da Universidade de Cádiz, Prof. Dr. Tomás Ángel Del Valls Casillas, participou da assinatura do convênio e ministrou palestra aos estudantes do Mestrado em Ecologia e da graduação em Ciências Biológicas da Unisanta, sobre a avaliação da qualidade ambiental em formações geológicas marinhas que recebem injeção de CO2.

Estavam presentes a reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a presidente e a vice-presidente, respectivamente, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani e Profa. Maria Cecília Pirilo Teixeira.

Campus de Excelência: O Programa Campus de Excelência pretende agregar estratégias entre as universidades e outras instituições a fim de criar “ecossistemas de conhecimento” que favoreçam o emprego e o desenvolvimento social e econômico.

Trata-se de um conceito novo centrado nas universidades e sua interação com centros de pesquisa, parques científicos e centros tecnológicos para o desenvolvimento de sistemas de educação, investigação e inovação que contribuam para o desenvolvimento econômico e social local e regional.

O objetivo é criar atividades universitárias para melhorar a sustentabilidade do Meio Ambiente. Assim, pretende-se enfrentar tais desafios, atrair os melhores estudantes e pesquisadores e reunir instalações científicas e empresas de alta relevância ao redor do campus universitário.

O CEIMAR é um projeto que pretende situar a docência, a tecnologia e a pesquisa no campo marinho no nível internacional. Participam do Campus, além de Cadiz, as universidades de Huelva (UHU), Málaga (UMA), Granada (UGR) e Almería (UAL).

Entre as instituições de pesquisa, destacam-se: Instituto de Ciências Marinhas de Andalucía de CSIC (ICMAN-CSIC); Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO); Instituto de Formação Agrário e Pesqueiro (IFAPA); Instituto Hidrográfico da Marinha (IHM); Real Instituto Observatório da Armada (ROA); Centro Arqueológico Subaquático (CAS-IAPH) e o Museu Nacional de Arqueologia (ARQUA).