O NTA vai ampliar e consolidar os diversos  projetos que os cursos da área de Saúde e da Engenharia  têm produzido há décadas, para inclusão de pessoas com dificuldades ou incapacidades funcionais. Apoio do CNPq do governo federal.

“O Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), a ser inaugurado no dia 4/9 (terça-feira), às 19h, no Espaço Cultural do Bloco M, é mais um passo da Universidade na busca incessante por soluções que reduzam os problemas sociais e ambientais”, afirma a reitora da Unisanta, dra. Sílvia Teixeira Penteado, lembrando os diversos equipamentos que a Universidade vem produzido há muitos anos, requisitados por paratletas e instituições que acolhem pessoas com dificuldades e incapacidades funcionais.

Os NTAs são estruturas organizacionais caracterizadas pela associação de pesquisadores de Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, que investigam um problema em comum.

“O diferencial desse Núcleo é a parceria entre as áreas de Ciências Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde em um grande trabalho inter e transdisciplinar, no qual cada ciência complementa a outra a fim de convergir para um objetivo comum, ou seja, a promoção da autonomia, a independência, a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social do indivíduo que apresenta dificuldade ou incapacidade funcional”.

Centro de Amputados

A dra. Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta, destaca um dos projetos, o Centro de Referência a Amputados da Clínica de Fisioterapia da Unisanta, que é finalista do projeto Comunidade em Ação, do jornal A Tribuna.

Os cursos de Fisioterapia, Engenharia e Farmácia trabalham juntos para ajudar pessoas que perderam algum membro corporal, com o auxílio de próteses e exercícios, lembra a presidente. 

Lançado em 2001, como uma forma de atender pessoas necessitadas que não encontravam espaço em outros atendimentos, o Centro foi notícia de página inteira  do jornal A Tribuna, na editoria Cidades (A-8), em 15/8.

“O Centro de Referência a Amputados é uma parceria entre o INSS e as Faculdades de Farmácia e Fisioterapia, que disponibilizam professores, alunos e contam com colaboradores para ajudar no tratamento de pessoas que perderam algum membro corporal. O NTA vai consolidar e ampliar trabalhos como esse”, afirma a dra. Lúcia Teixeira.

Nesse sentido, acrescenta a reitora, os cursos de Engenharias, Arquitetura, Sistemas de Informação, Odontologia, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia e Pedagogia possuem elevado potencial para apresentar e desenvolver novos produtos e serviços, Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica voltados para as linhas de pesquisa do núcleo”.

“Esta será uma ótima oportunidade para iniciarmos a integração efetiva dos integrantes dos Grupos de Pesquisa que constituem o Núcleo de Tecnologia Assistiva,  e um excelente momento para o compartilhamento de ideias”, conclui a dra. Sílvia Teixeira Penteado.

Instalação do Núcleo de Tecnologia Assistiva

Data: 04de setembro

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural e Galeria de Arte, situado no pátio do Bloco M da Unisanta. Rua Oswaldo Cruz, 277.

 Conceito Internacional de Tecnologia Assistiva 

Segundo o site Assistiva – Tecnologia Educação, esse é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente,  promover Vida Independente e Inclusão.

É também definida como “uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências” (Cook e Hussey • Assistive Technologies: PrinciplesandPractices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).

No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006,  propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva, informa o site:

“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) – Secretaria Especial dos Direitos Humanos – Presidência da República).

“O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA – American withDisabilitiesAct, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam”.

“Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos”.

“Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente”.

Serviços profissionais

“São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.

Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Educação

Psicologia

Enfermagem

Medicina

Engenharia

Arquitetura

Design

http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html