Unisanta inaugura nova Sala Digital em parceria com a multinacional Aignep

98

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) deu um novo passo na integração entre tecnologia e educação com a inauguração de sua nova sala digital patrocinada. O evento aconteceu nesta terça-feira, 24 de setembro, e é fruto da parceria entre a Unisanta e a empresa italiana Aignep, promovida pela diretoria de Relacionamento com Empresas da Instituição.

A sala digital, que foi completamente remodelada, é o segundo projeto realizado em conjunto com o grupo italiano Bugatti, através da Aignep. “Essa parceria é fundamental para consolidar a união entre a academia e o mercado. Estamos criando um espaço que vai transformar a forma como as aulas são ministradas, oferecendo uma experiência interativa tanto para alunos presenciais quanto para aqueles que estão em casa”, afirma o Prof. Dr. Rafael Pedrosa, responsável  pela parceira pela Unisanta.

Totalmente equipada com tecnologia de ponta, a sala não utiliza materiais convencionais como canetões e papéis. “A lousa é touchscreen, a tecnologia é a laser, e ela oferece recursos como tradução simultânea para 15 idiomas, captação de som ambiente e uma tela de 80 polegadas, permitindo uma interação completa entre alunos presenciais e remotos”, destaca Pedrosa. Segundo ele, esse ambiente inovador proporciona uma experiência imersiva que posiciona a Unisanta como referência no ensino híbrido.

O espaço é mais um elo que conecta a instituição ao mercado de trabalho, proporcionando uma oportunidade para que os estudantes estejam próximos de empresas brasileiras e no exterior. “Mais do que um espaço físico, representa essa integração com empresas muito avançadas que vem procurar a Unisanta para que tenham a formação de seus funcionários. É um espaço adaptado com conectividade e também que propicia a inovação e a integração de qualquer lugar do mundo, então aqui o aluno e o professor podem estar conversando e dialogando com os melhores cérebros de pesquisa, conhecimento e trazer isso para a sala de aula totalmente integrada”, comenta Dra. Lúcia Teixeira Penteado, Presidente da Unisanta.

Essa não é a primeira colaboração entre a Unisanta e a Aignep. O Complexo de Laboratórios de Engenharia Mecânica Antonio de Salles Penteado também foi completamente modernizado através dessa parceria. Hoje, o espaço é considerado o mais atualizado do país na área de Pneumática, com equipamentos de última geração que ainda não chegaram ao mercado brasileiro. Além disso, os Laboratórios de Usinagem e Soldagem também foram renovados.

“Esse tipo de cooperação internacional é de extrema importância para nossos alunos. Ter acesso a equipamentos e tecnologias que estão no topo da inovação global prepara nossos estudantes para o mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior”, conclui o Prof. Dr. Rafael Pedrosa.

Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, ressalta que a sala digital promoverá uma experiência mais completa e atualizada de ensino aos estudantes. “Estamos interagindo com grandes frentes no Brasil e no Exterior, além da tecnologia, conhecimentos, pesquisas, experiências múltiplas poderão ser também culturamente aprendidas aqui e hoje, formando uma parceria que já é antiga com a Aignep, também ex-alunos da instituição que vão poder trazer, que são líderes em automação industrial no mundo, essa experiência para os bancos universitários”.

A inauguração da sala digital patrocinada pela Aignep é mais um marco nessa trajetória de sucesso e promete levar a educação oferecida pela Unisanta a um novo patamar de excelência tecnológica.

Segundo Renato Dall’Amico, diretor geral da Aignep, o espaço irá permitir que os estudantes se envolvam mais com o que está sendo ensinado em sala de aula, até mesmo quem está assistindo ao conteúdo em outro ambiente, como a própria casa. “Isso vai ajudar a não deixar o aluno distante da sala de aula, quem está em EaD e, também, quem está na sala, acaba ficando um grupo separado do outro. E o que tentamos fazer foi exatamente juntar todo mundo para que fosse rápido, que ouvissem sem delay, claramente, que se vissem na televisão e o próprio projetor que você consegue desenhar com a mão, com as canetas que estão disponíveis e, ao mesmo tempo, integrar todos os ambientes”, finaliza.

Confira as fotos da  Sala Digital Patrocinada: