A Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a empresa portuguesa Hidromod – Modelação e Engenharia Ltda receberam técnicos e pesquisadores nesta quinta-feira, dia 22, quando foram apresentadas as novas tecnologias voltadas ao saneamento, portos e petróleo desenvolvidas na Europa, América Latina e Ásia. Os dados foram expostos pelo engenheiro Prof. Dr. Adélio Silva, gerente da Hidromod.

Na oportunidade, a professora Alexandra Sampaio, coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, apresentou os dados de sua última pesquisa, resultado da finalização de sua dissertação de mestrado, a qual aponta a interferência do esgoto como um dos maiores fatores de poluição das águas do estuário de Santos. De acordo com Alexandra, a proposta foi “verificar a continuidade das pesquisas e a possibilidade e o interesse de aplicação dessas novas tecnologias na gestão dos problemas que vivemos na região”.

Foram debatidos temas como Gestão da informação em tempo real: integração de dados e modelos numéricos com foco no utilizador final; Estudos de caso: exemplos de aplicação na Europa e América Latina; Implementação dos conceitos apresentados à gestão portuária; Avaliação de riscos em derrames de petróleo, entre outros.

A pesquisadora da Unisanta comenta que a região possui problemas típicos de outras cidades litorâneas do Brasil e do mundo, como elevada concentração populacional, presença de intensa atividade portuária, queda da balneabilidade das praias e da qualidade das águas estuarinas. Esse cenário, alerta, pode ser acentuado pela avalanche de transformação social e econômica, que a região está vivendo, provocada pela cadeia de gás e o petróleo.

Nesse sentido, Alexandra considera a troca de informação tecnológica muito produtiva na busca pela melhoria da gestão ambiental dos problemas atuais e futuros e na procura de soluções para combatê-los.

Há duas décadas, a Unisanta mantém parceria com a Hidromod e o Instituto Superior Técnico de Lisboa, com os quais desenvolveu importantes pesquisas como a do EcoManage, que reuniu institutos científicos internacionais no estudo do gerenciamento de zonas costeiras em três regiões do mundo.

Segundo Alexandra, do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, a evolução da parceria entre a Unisanta e a Hidromod pode trazer ainda mais resultados produtivos para a Baixada Santista. Na reunião, a empresa portuguesa apresentou um software que já recebeu dois prêmios europeus pela a sua relevância científica. “Temos a possibilidade de trazer essa tecnologia para a nossa região devido ao trabalho que vem sendo feito há décadas no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas”.

Sobre o Prof. Dr. Adélio Silva (Hidromod) – O pesquisador possui 20 anos de experiência no desenvolvimento e aplicação de softwares técnicos na área da mecânica de fluidos. Tem participação em diversos trabalhos na Europa e na América Latina relacionados com a modelação de escoamentos em superfície livre, agitação marítima em portos, escoamentos de maré e a dispersão de efluentes.