O alto nível dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos formandos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) contribuiu para a participação da Universidade com o maior número de trabalhos apresentados, entre as instituições de ensino da região, na 4ª Mostra Neorama. Dos 21 trabalhos expostos, 15 foram desenvolvidos por alunos da UNISANTA.
A exposição, inaugurada pela Incubadora de Empresa de Santos, nesta quarta-feira (19), na Associação Comercial de Santos, é uma oportunidade para os universitários da cidade exporem suas idéias, projetos e talentos. Tem também como objetivo proporcionar aos estudantes contato com potenciais clientes, parceiros e investidores.

De acordo com a reitora da UNISANTA, Sílvia Teixeira Penteado, “a Universidade Santa Cecília continuará incentivando a produção de pesquisas científicas e oferecendo condições, através de seus laboratórios e corpo docente qualificado, para que os alunos possam desenvolver e colocar em prática seus projetos inovadores.”
A Neorama 2007 acontece até o dia 21, na Associação Comercial de Santos, Rua XV de Novembro, 137, 2° andar, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é franca.
Incubadora – Completando cinco anos de atividades, a Incubadora de Empresas de Santos é voltada preferencialmente às áreas de software; informática; turismo; design como também em segmentos tradicionais da economia.
São parceiros da Incubadora, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo), a Prefeitura Municipal de Santos, além de cinco Universidades da Região.

Alguns trabalhos da UNISANTA expostos:

CLP – CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL
Ciência da Computação
Um microcomputador que tem por finalidade facilitar processos industriais ou prediais.
Power Line Communications – Transmissão de áudio via rede elétrica
Engenharia Eletrônica
A tecnologia PLC utiliza a rede elétrica de distribuição para a transmissão de dados e voz, reduzindo custos e melhorando a qualidade de serviço.
O SISFAMA – Sistema de Fauna e Meio Ambiente
Ciência da Computação
Sistema com interface intuitiva, desenvolvida para satisfazer as necessidades do órgão IBAMA, que tem por finalidade a gestão dos criadouros e seus plantéis.
ParaCred
Engenahria Eletrônica
Software para Análise de Crédito Bancário utilizando a Lógica Paraconsistente Anotada.
ParaELEV
Engenharia Eletrônica
Controle de velocidade em elevadores utilizando o Algoritmo da Lógica Paraconsistente Anotada. Melhor desempenho do sistema, tendo a possibilidade da inserção de novas variáveis para interação e influência no processo trazendo segurança e maior confiabilidade neste meio de transporte.
ADCAT – Auferidor de Dados de Circuito de Alta Tensão
Engenharia de Computação
Neste trabalho foi desenvolvido um Software Especialista em coletar informações para análise de quedas de Redes de Energia Elétrica.
Criptografia
Ciência da Computação
Este projeto pode fornecer informações necessárias para que o mesmo possa ser aplicado a sistemas de segurança que necessitem de criptografia de dados.
Grafos GDI – Interface Gráfica para Desenvolvimento para Grafos
Ciência da Computação
Este projeto tem por objetivo auxiliar professores a ensinar de forma dinâmica e interativa os conceitos da teoria dos grafos. Pode, então, encorajar os alunos a implementar novos algoritmos.

SimPARAnet
Engenharia de Computação
Uma ferramenta de apoio para Projetos de Redes de Análises Paraconsistentes
Projeto SysBioBalada
Ciência da Computação
O SysBioBalada é um software de gerenciamento de casas noturnas, com foco no controle de entrada, saída e consumação de clientes através da impressão digital (biometria).
Tecnologia de Reconhecimento de Fala
Ciência da Computação
Incentivar os desenvolvedores de sistema a incorporar o recurso de reconhecimento e sítense de fala em seus aplicativos.