Estão abertas, a partir dessa segunda-feira (13), as inscrições para a 18ª turma do projeto Toulouse, que levará alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) para estagiar em um dos maiores pólos de tecnologia da Europa: o Atelier Interuniversitário de Microeletrônica (AIME), localizado no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, em Toulouse, na França.

Antes do intercâmbio propriamente dito, que acontecerá em julho de 2013, os alunos receberão aulas preparatórias sobre desenvolvimento e construção de circuitos integrados na tecnologia CMOS.

Segundo o professor e coordenador do projeto, Djalmir Correa Mendes, o curso, ministrado na universidade aos sábados, tem por objetivo preparar os alunos para a prática, que será realizada na “salle blanche” (sala limpa) do AIME.

“São 130 horas/aula, das quais 90 são teóricas e 40, práticas”, explica Mendes, que destaca que o objetivo do curso é ensinar, desenvolver e construir circuitos integrados na tecnologia CMOS com transistores IGFET por enriquecimento (transistores por efeito de campo com porta isolada). “O intercâmbio entre o AIME e a Unisanta permite que alunos de graduação de Engenharia Eletrônica e de Computação possam ter acesso a uma tecnologia de ponta que, no Brasil, dificilmente poderiam encontrar em cursos em nível de graduação”, acrescenta.

Inscrições e informações sobre o projeto, restrito a alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília, única instituição de ensino brasileira credenciada para enviar universitários ao AIME, podem ser realizadas através da diretoria da Engenharia (sala M-117), pelo telefone (13) 3202-7119 ou pelo e-mail cintia@unisanta.br.

Projeto Toulouse – O intercâmbio, exclusivo para alunos de Engenharia da Unisanta, é mantido por meio de acordo firmado com o AIME/INSA em 1996 e já contribuiu para que diversos estudantes conquistassem vagas concorridas de iniciação científica, mestrado e doutorado em universidades estaduais e federais.

Fonte: Site Engenharia Unisanta