A relação entre transporte, porto e sustentabilidade será a pauta do Seminário Brasil França – O Transporte de Carga em 2050 – Descarbonização e Veículos Autônomos, que ocorrerá entre os dias 9 e 10 de maio, no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.

O evento é uma iniciativa da Universidade Santa CecíliaSistema Santa Cecília de Comunicação, da TACV LAB e do Instituto Francês Mines-Télécom e conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

O Seminário reunirá especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entre a Capital do Estado e o Porto de Santos, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.

Voltado para estudantes de Engenharia, Administração e Gestão Ambiental, além de profissionais e executivos de empresas de transporte, retroportuárias e portuárias, o evento abordará também sobre a linha verde, rodovia elétrica, telecondução de veículos autônomos, veículo ferroviário autônomo, cibersegurança e legislação de mobilidade autônoma.

De acordo com Frederico da Costa Marins, presidente da diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, é extremamente importante tratar sobre a temática, ainda mais na região onde há o maior porto da América Latina.

“É um debate técnico, que tem que ser chamado para a nossa região, que é mais influenciada pelas normas e iniciativas técnicas que vão ser implementadas”, afirma. Segundo Marins, há anos, a sustentabilidade é tratada, mas tecnicamente é mais recente.

“As ações técnicas são recentes. Alguns fatos de sucesso são trazidos para esse seminário. A importância é muito grande para ser implementada no nosso porto, um dos maiores do mundo. Eu acredito que isso é um foco a ser bastante enaltecido, não só pela nossa região, mas pelo país”, enfatiza.

Para o ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea), Vinícius Marchete, a iniciativa é uma ótima oportunidade para trocar informações e trazer referências para a região. “Traz referências de lugares que já erraram, que já estão em um momento diferente, de repente, da nossa realidade atual. A gente gosta muito de incentivar esse tipo, porque a metodologia, essa forma de discutir problemas, é a forma que eu acredito que dá para chegar em soluções adequadas ao local”, declara.

Entre os nomes confirmados está Hervé Philippe, ministro dos Transportes da França; Nicolas Hautière, da UGE; Patrick Duprat, da Alstom; Pierre de Beaucorp, da Avacar; Gérard Coquery, da TACV Lab; Lirida Naviner de Barros, da Télécom Paris; e Áureo Pasqualeto, da Unisanta.

O evento contará com tradução simultânea do francês para o português e será realizado presencialmente no auditório principal da Unisanta. Os participantes franceses farão suas apresentações via zoom, e os pesquisadores e autoridades brasileiras e algumas personalidades francesas estarão presencialmente.

Para programação e inscrições, acesse este link.