Ricardo Oi qualifica doutoramento em Engenharia Química na UNICAMP
Ricardo Oi qualifica doutoramento em Engenharia Química na UNICAMP

No dia 5 de outubro, o Prof. Eng. Ricardo Oi qualificou seu trabalho de doutoramento em Engenharia Química na UNICAMP. O trabalho, intitulado Secagem da biomassa de banana verde, foi orientado pelo Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Jr, com pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Operações Unitárias (Engenharia Química) da Unisanta. A qualificação foi realizada em apenas um ano e meio do início do curso, o que é incomum. Para o autor, trata-se de um reflexo do bom desenvolvimento do trabalho e da orientação, sendo que na qualificação foram poucas as observações e sugestões para o trabalho.

A secagem da biomassa da banana verde em secador do tipo spray dryer é um projeto inovador. O equipamento utilizado nesse Laboratório produz a farinha da banana verde, que pode ser utilizada industrialmente em uma grande variedade de alimentos, por não interferir nos atributos sensoriais de outros ingredientes e apresentar propriedades funcionais, sobretudo pela presença do amido resistente. Essa substância pode reduzir os índices de glicemia e de colesterol e o risco de câncer de cólon. Esse produto inovador substitui a farinha de trigo nas mais diversas preparações e, por não conter glúten, pode ser consumido pelos portadores da doença celíaca, explica o engenheiro Ricardo Oi.

A defesa da tese será no dia 26 de novembro, às 13h, no auditório da pós-graduação de Engenharia Química da UNICAMP. O tema do trabalho está relacionado ao projeto que está sendo desenvolvido para a empresa Vale Mais e apoiado financeiramente pelo Programa de Inovação do SENAI-DN. O Prof. Eng. Ricardo Oi é coordenador e professor dos cursos de pós-graduação de Engenharia de Produção e de Engenharia de Estruturas Navais para Petróleo e Gás da Unisanta, além de engenheiro do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica, da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia).