Uma das revistas científicas mais conceituadas do mundo, a Ecotoxicology and Environmental Safety –Ecotoxicologia e Meio Ambiente Saudável, sediada nos Estados Unidos, acaba de publicar mais dois artigos sobre trabalhos ligados a pesquisadores do Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
O pós-doutor Augusto Cesar assina um deles, como principal autor de um trabalho a partir de sua tese de doutorado, a respeito dos efeitos da mineração na Baía de Portman, no Mediterrâneo, sul da Espanha. A pesquisa caracterizou o alto teor de contaminação dos sedimentos naquela baía por chumbo, prata, cromo e zinco.
Assinam ainda a pesquisa Arnaldo Marin, Lazaro Marin Guirao, Rubén Vita e Javier Lloret, do Departamento de Hidrologia e Ecologia de Murcia, Espanha, além do responsável pela Cátedra Unesco, Tomás Angel Del Valls.
A outra pesquisa é assinada pelo doutor Rodrigo Brasil Choureri, por Augusto Cesar e pelos pesquisadores R.J. Torres, D.M.S. Abessa, R.D. Morais, C.D.S Pereira, M.R.L. Nascimento, A.A. Mozeto, I.Riba e T.A. DelValls. Consiste em uma avaliação integrada de toxicidade de sedimentos no porto de Paranaguá, Brasil.
O Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta integra rede de importantes pesquisas internacionais e nacionais sobre descartes de sedimentos nos portos, com apoio da Capes, Fundesp, Unesco, Ministério de Educação da Espanha e Mestrado Europeu de Gerenciamento Costeiro.