Alunos de graduação e pós-graduação e professores pesquisadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) fiquem atentos, pois as inscrições para a 9ª edição dos Prêmios Santander Universidades chegaram na reta final. Os interessados em participar e concorrer a um total de dois milhões de reais em premiação têm até o dia 17/9, para inscreverem seus projetos pelo site www.santander.com.br/universidades.

A premiação de 2013 é dobrada em relação ao ano passado. Serão dois milhões de reais em prêmios e bolsas de estudos internacionais, além do curso online de Empreendedorismo, oferecido a todos os inscritos. Este curso online possui conteúdo desenvolvido pela Babson College, referência mundial no tema.

A iniciativa é composta por quatro grandes premiações, que estimulam o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, atingindo toda a cadeia de valor da academia. Desde que foi criado, em 2005, o concurso já recebeu 29 mil projetos e distribuiu mais de R$ 5 milhões em prêmios.

Cada projeto vencedor em sua categoria será reconhecido com 100 mil reais, no valor líquido. Além da premiação em dinheiro, os 10 vencedores (alunos e professores-orientadores) do Prêmio Empreendedorismo receberão bolsa de estudo presenciais na Babson College, em Boston, nos EUA. E cada um dos 12 finalistas do Prêmio Ciência e Inovação receberão uma bolsa de estudos do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades.

“A cada ano buscamos aprimorar as premiações. Temos um diálogo aberto e relacionamento constante com a academia, por meio do qual identificamos suas necessidades e oferecemos investimentos em soluções inovadoras de apoio ao desenvolvimento da educação superior no Brasil. É uma honra estarmos nesta 9ª edição, com mais de 35 mil inscrições até hoje, e com uma expressiva participação neste ano”, afirma Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades Brasil.

Segundo Jamil, a credibilidade dos Prêmios também se embasa na imparcialidade do Santander Universidades, visto que a avaliação dos projetos é realizada por profissionais de seis instituições parceiras: Academia Brasileira de Ciências, Babson College, Editora Abril, Endeavor, Fundação Dom Cabral e UniSol.

A cerimônia de reconhecimento dos vencedores dos Prêmios Santander Universidades 2013 acontecerá em 19 de novembro de 2013, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, a partir do meio dia.

Prêmio Santander Empreendedorismo

O Prêmio Santander Empreendedorismo é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos empreendedores. São cinco categorias: Economia criativa; Empresas de base tecnológica; Setores tradicionais; Biotecnologia e Saúde e Jovem Empreendedor Comunitário. A premiação total é de R$ 500 mil, que representa R$ 100 mil por categoria, além de bolsas de estudos presenciais na Babson College para os líderes dos projetos vencedores e seus professores orientadores. Avaliação dos projetos é realizada pela Endeavor e pela Fundação Dom Cabral. Os finalistas ganham o direito à licença de seis meses ao software MakeMoney, que ajuda a construir, gerenciar e orientar o processo de elaboração de Planos de Negócios, oferecido pelo Portal Santander Empreendedor: www.santander.com.br/empreendedor

Prêmio Santander Ciência e Inovação

O Prêmio Santander Ciência e Inovação reconhece professores-doutores com pesquisas científicas de caráter inovador nas categorias: Indústria; Tecnologia Comunicação, da Informação e da Educação; Biotecnologia; e Saúde. Serão 12 finalistas que receberão uma Bolsa Ibero-Americana cada, no valor equivalente a cinco mil euros. O vencedor de cada categoria recebe R$ 100 mil líquidos como premiação. A avaliação e o julgamento dos projetos são realizados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), parceira do Santander Universidades.

Prêmio Santander Universidade Solidária

O Prêmio Santander Universidade Solidária apoia projetos de extensão universitária focados no desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda, elaborados e executados por universidades, com envolvimento de professores, alunos e comunidade local. O objetivo é colocar conhecimento acadêmico à disposição das comunidades de baixa renda, contribuindo para a melhoria da qualidade vida e renda, e para a formação cidadã do futuro profissional, a partir da troca de conhecimentos e do apoio à extensão universitária. Os oito projetos vencedores recebem o valor de R$ 100 mil cada, além de suporte técnico especializado, para que fortaleçam e ampliem suas práticas.

Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano

Realizado em parceria com a Editora Abril, o Prêmio reconhece quatro instituições de ensino superior que se destacaram em 2013 com iniciativas da gestão das universidades para o desenvolvimento da educação do País. São quatro categorias: Uso de recursos tecnológicos, Autoavaliarão Institucional, Parceria com o setor privado e Investimentos em áreas estratégicas. Podem se inscrever todas as Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC, no site www.santander.com.br/universidades.

Santander Universidades

Com investimentos no ensino, pesquisa e extensão, o Santander Universidades mobiliza toda a cadeia de valor da educação superior, apoiando alunos, jovens profissionais, professores, pesquisadores, funcionários administrativos e Instituições de Ensino Superior. São 1052 universidades conveniadas em 20 países, sendo 441 parceiras no Brasil.

Desde a criação do Santander Universidades, em 1996, já foram investidos mais de 2,8 bilhões de reais em iniciativas de apoio à educação em todo o mundo. Foram concedidas mais de 100 mil bolsas de estudos e a previsão de investimentos até 2015 é de 900 milhões de reais.