O fundador do Projeto TAMAR (Tartaruga Marinha), Guy Marcovaldi, ministrará a palestra de abertura do IX Simpósio de Biologia Marinha, que será realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de 3 a 7 de julho. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (3), às 19h, no auditório do bloco E, Rua Cesário Mota, 8.

Com repercussão nacional, o Simpósio reunirá mais de 1200 participantes entre pesquisadores, professores e alunos de 15 Estados, para discutir temas como: ataques de tubarões, encalhe de mamíferos marinhos, projetos de conservação e educação ambiental, ações para salvar animais marinhos em derramamento de óleo, entre outros.

Serão 56 minicursos, 13 palestras, além de visitas monitoradas ao Acervo Zoológico, Laboratório de Ecotoxicologia e ao Herbário da UNISANTA. O evento é coordenado pelos professores João Alberto Paschoa e Orlando Couto Jr. A organização está a cargo da professora Lucilene Mendes Pais, com a colaboração de 36 estagiários do Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da UNISANTA.

Minicursos – Etologia – Princípios comparativos do comportamento animal e humano, ministrado pelo Dr. Roberto Betito (FURG); Gestão Pesqueiras em Áreas de Manguezais (com saída de barco), proferido por Jocemar Tomasino Mendonça (Instituto de Pesca de Cananéia) e Identificação de tubarões e raias do Brasil, pelo Dr. Otto Bismarck (UNESP), serão alguns dos minicursos programadas para os dias 4 a 5 de julho.

Temas como Ecologia e conservação de cavalos-marinhos (Hippocampus) no Brasil, pela Dra. Ierecê Rosa (UFPB); Ilustração Científica aplicada à Biologia Marinha; pelo Dr. Marcos Antônio Silva (UnB); Biologia dos Camarões Marinhos e a Problemática do Período de Defeso para as Regiões Sudeste e Sul do Brasil (com aula prática), por Dr. Rogério Caetano Costa (UNESP); Técnicas de Amostragem de Organismos Marinhos (com saída a campo), por Jorge Luiz dos Santos; e Tubarões: Conhecer para conservar, a cargo do Dr. Paulo Oliveira (UNEB / UFRPE) serão discutidos nos minicursos dos dias 6 e 7, pela manhã.

Para o mesmo dia, no período da tarde, os destaques são: Biologia e Conservação das Baleias Francas, proferido pela Dra. Karina Groch (Projeto Baleia Franca); Conservação e Monitoramento de Aves Marinhas, pelo mestre Andrei Langeloh Roos (CEMAVE) e Métodos de Identificação e Coibição ao Tráfico de Animais Silvestres, a cargo do biólogo Lafaiete Alarcon (IBAMA).

Palestras – No dia 4, às 13h, o brasileiro que teve suas imagens utilizadas como base para a produção do filme Procurando Nemo, Adrian Martino (Cinegrafista sub-aquático), ministrará a palestra Nas lentes do Mundo Marinho. Para o dia 5, às 13h, uma das palestras será Elasmobrânquios das Ilhas Oceânicas Brasileiras, proferida pelo Dr. Paulo Oliveira (UFRPE). Ataques de Tubarões, por Otto Bismark (UNESP), é um dos temas de palestras do dia 6.

Trabalhos científicos – Durante o IX Simpósio serão apresentados 79 trabalhos científicos em forma de painel, avaliados por uma comissão de sete pesquisadores. Os três melhores trabalhos serão premiados.

Detalhes sobre a programação no site: www.unisanta.br/simposiobiomar. Outras informações pelo tel.: (13) 32027100 – ramal 7316. As vagas já estão esgotadas