A terceira reunião internacional do Projeto EcoManage – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras (Integrated Ecological Coastal Zone Management), com apoio da União Européia, será realizada no Instituto Argentino de Oceanografia (IADO) em Baía Blanca, na Argentina, de 20 a 24 de março, com a participação de pesquisadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e do Instituto Oceanográfico da USP, que representarão o Brasil.

Os estudos bibliográficos, hidrológicos, biológicos e socioeconômicos feitos durante um ano e três meses, no estuário de Santos, serão expostos no encontro, que reunirá cientistas da Holanda, Chile, Argentina, Brasil, Itália e Portugal, na Universidade de Baía Blanca, a 50 quilômetros do sul de Buenos Aires.

Em 2007, os dados que estão sendo pesquisados no estuário de Santos desde dezembro de 2004 começarão a alimentar um grande sofware, o Spacial Decision Suport System (SDSS), destinado a auxiliar as autoridades a tomar decisões quanto à oportunidade de obras como construção de marinas, terminais marítimos, conjuntos habitacionais, despejo de esgotos tratados e outras que possam provocar impacto no ecossistema. Paralelamente, a Argentina e o Chile apresentarão seus estudos.

Programa – A UNISANTA será representada na Argentina pelo doutor em Ecologia e diretor da Faculdade de Pedagogia Fábio Giordano e pelos engenheiros Gilberto Berzin e Alexandra F.P. Sampaio. A exposição dos estudos socioeconômicos do estuário está a cargo de Sampaio, que fará sua palestra em Baía Blanca, às 11h30 do dia 20/03. Berzin abordará as pesquisas hidrológicas e Giordano as biológicas, às 16h50, naquele dia, mostrando o trabalho de coletas de campo que, desde agosto do ano passado, estão sendo feitas praticamente todos os dias no estuário de Santos.

Dia 21 será reservado para contatos e dinâmicas de equipe e, dia 22/03, visita à Baía Blanca pela manhã e reuniões à tarde para decisões sobre os próximos passos. Em dezembro, a reunião do Projeto EcoManage será no Chile.

Na América Latina – Prever, evitar e atenuar impactos nas regiões costeiras, devido a interferências do homem e/ou da natureza, são os objetivos do EcoManage. Na América Latina, estão sendo estudados os estuários de Santos, o mais complexo dos três com diversas intervenções do homem, contribuição de rios, do Porto, indústrias etc; o de Baía Blanca, mais aberto, menos complexo, sem manguezais, mas também com contribuições de indústrias, grandes embarcações e bancos de areia; e o Fiorde, do Chile, com profundidades de até 100 metros e atividades pesqueiras e turísticas.

No estuário santista, cabe à UNISANTA os estudos de Hidromodelagem dos dados físicos do oceano, os levantamentos sobre a flora e fauna da borda do estuário santista e os estudos socioeconômicos. A USP pesquisa a produção primária da cadeia alimentar e a ecotoxicologia da água do lodo na área do canal.

O primeiro encontro do EcoManage foi em fevereiro, na UNISANTA, quando especialistas dos seis países envolvidos disponibilizaram a todos os parceiros os dados existentes, traçaram metas para a primeira etapa e fizeram o levantamento bibliográfico. A pesquisa utiliza modelos matemáticos avançados, alguns já aplicados pela UNISANTA, desenvolvidos em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) e com a firma HIDROMOD no Estuário de Santos.

Os estudos de ponta, iniciados na Universidade desde 1995, por meio do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), foram motivo preponderante para que a Universidade Santa Cecília fosse incluída entre as duas únicas universidades brasileiras a participar do EcoManage. O Projeto faz uso de imagens de satélites e levantamentos/estudos já realizados nos locais.