O Etnopesca aproveitou a 14.ª edição do Pesca & Companhia Trade Show para divulgar resultados de pesquisa que podem orientar o ordenamento da pesca esportiva no Brasil.

O projeto tem como objetivo capacitar pescadores artesanais para atuarem como guias e condutores de pesca. A atividade procura contribuir para a conservação dos peixes, transformando os trabalhadores em agentes divulgadores de práticas mais conscientes, além de também coletar dados de pescadores esportivos de todo o País e do exterior, em prol de uma prática pesqueira mais consciente.

Os trabalhos são desenvolvidos pela Prof.ª Dr.ª Milena Ramires, docente no Programa de Pós-Graduação da Unisanta, com parceria de professores e alunos da Graduação, Pós e Mestrado. Com 20 anos de pesquisas no setor, o foco do trabalho são comunidades que praticam a pesca artesanal, em áreas costeiras e ribeirinhas, e pescadores esportivos.

Pesca & Companhia Trade Show – Realizado desde 2007, o evento é conhecido como a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo, cutelaria, da América Latina.

É voltado ao mercado profissional de pesca para gerar negócios entre fabricantes, importadores, operadores de turismo e o mercado varejista.

A participação da equipe do projeto Etnopesca no evento despertou interesse deste setor, extremamente pulsante no país, que pode futuramente se transformar em parcerias importantes para o fomento de novas pesquisas e ações para a sustentabilidade da pesca esportiva.