Decidido a investir num projeto que surgiu quando ainda cursava a Faculdade de Engenharia da Computação na Universidade Santa Cecília (Unisanta), o jovem Humberto Ribeiro de Souza já possui sua própria empresa e, por conta da criação de um produto inovador, prestes a ser exportado, foi um dos empreendedores escolhidos, em todo o estado de São Paulo, para relatar sua trajetória no livro 99 Soluções Inovadoras, lançado pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, no primeiro semestre deste ano.

A publicação teve como proposta apresentar algumas das experiências pioneiras de formas de inovação utilizadas com sucesso por micro e pequenas empresas paulistas do comércio, da indústria, de serviços e do agronegócio.

Na apresentação do livro, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Abram Szajman, ressalta a importância de tornar públicas experiências inovadoras que podem servir de inspiração e ser multiplicadas por empreendedores do presente e do futuro. “Acreditamos que essas histórias emblemáticas, recolhidas em todo o Estado de São Paulo, precisam ser conhecidas porque podem estimular muitos outros pequenos e microempresários a buscar a transformação inovadora de suas empresas”, afirmou o presidente.

Desmistificar o uso da inovação nas micro e pequenas empresas também foi um dos objetivos do livro. De acordo com o autor, a inovação pode se dar de várias formas, em vários momentos, sem grandes investimentos e trazendo resultados efetivos. Para serem selecionadas, as histórias das empresas tinham que apresentar uma solução que pudesse ser referência para outras empresas ou setores.

IT&D – A história de Souza, ex-aluno de Engenharia da Unisanta, teve início em 2001, quando resolveu, com três colegas de classe, “brincar de explorar as possibilidades de um microcontrolador”. O projeto, inicialmente produzido sem solicitação dos professores, ganhou o prêmio de segundo melhor software de iniciação científica desenvolvido no País, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação, em 2002.

Dois anos depois nascia a empresa IT&D – Informação, Tecnologia e Desenvolvimento, que ficou abrigada por quatro anos na Incubadora de Empresas de Santos, ganhando após esse período sua sede própria.

Velaqua – Durante aquele período, Souza criou um robô batizado de Velaqua – um equipamento que avalia, em tempo real, o desempenho de atletas de elite da natação. Sem similar no Brasil, o produto está pronto para chegar ao mercado, depois de um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

O custo elevado do desenvolvimento e o mercado restrito não foram suficientes para minar a determinação do jovem empreendedor, que conseguiu uma subvenção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por dois anos, e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Souza ressalta que, além da Fapesp e da Finep, a IT&D contou com uma extensa rede de apoio, a começar pelo Sebrae-SP.

O produto é uma espécie de carrinho com quatro rodas e 60 centímetros de comprimento, que corre sobre trilhos à beira de uma piscina e possui um braço com uma câmera subaquática que acompanha o nadador para filmar e analisar seu desempenho em tempo real.

Souza afirma que os clientes potenciais são os clubes de natação que mantêm equipes profissionais e grandes academias. “Acredito que venderemos mais no exterior do que no Brasil. Fizemos convênio com uma universidade portuguesa e estamos em negociação com uma empresa que irá licenciar e representar o produto na Europa”.

O título da publicação serve como um desafio: que o leitor empreendedor inspire-se a realizar a 100ª inovação.