A produção científica do curso de Engenharia de Petróleo da Unisanta é reconhecida tanto no País quanto no exterior.

O curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) destacou-se pela participação no 15th International Congresso on Polymers (Congresso Internacional de Polímeros), realizado no final de outubro em Singapura, no Sudeste Asiático.

O artigo com o tema Analytical Model for Assessing Reinforced Beams (Modelo Analítico para Análise de Vigas Reforçadas) foi apresentado pelo aluno do quarto ano, Rodrigo Henrique Ruschel, no congresso.

O evento é considerado líder mundial no segmento e teve por objetivo promover novos desafios no campo da inovação e da sustentabilidade, reunindo pesquisadores, acadêmicos e a indústria.

Além de Ruschel, o artigo foi desenvolvido com a participação de outro aluno do mesmo curso de graduação, Max William Rocha Tocantins, e contou com a orientação dos professores Ivanilto Andreolli e Luciene de Arruda Bernardo, do curso de Engenharia de Petróleo da Unisanta.

O estudo desenvolvido será também publicado na revista Advanced Materials Research, versões impressa e on-line. (www.scientific.net). Trata-se de uma publicação de alto nível internacional voltada às áreas de petróleo, mecânica e civil.

Mais trabalhos – Outros artigos também receberam destaque no País. Dentre eles, um foi apresentado em um dos congressos mais importantes do Brasil na área de tubulações, o Rio Pipeline 2015, realizado em setembro, no Rio de Janeiro.

A promoção foi do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e o tema central da 10ª edição foi Dutos Submarinos: um importante papel no desenvolvimento do Pré-Sal.

O tema do trabalho apresentado pelo aluno Ruschel no congresso foi Comparison and Validation of Black oil Correlation in the Brazilian Scenario (Comparação e Validação de Correlações Óleo Negro no Cenário Brasileiro), tendo sido aprovado e encaminhado para publicação na revista International Journal of Modeling and Simulation for the Petroleum Industry.

O estímulo criado na área acadêmica com cunho aplicável à indústria e prático na resolução de problemas tem possibilitado a participação destacada dos alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Unisanta em eventos de iniciação científica como o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC).

Alunos contam com orientação de diversos professores, tais como do professor Victor Guirao Sumao, que vem desenvolvendo trabalhos experimentais e numéricos sobre escoamento multifásico, uma das áreas fim da Engenharia de Petróleo.

Publicações nacionais – O grau de excelência das pesquisas desenvolvidas no curso de Engenharia de Petróleo da Unisanta também recebeu reconhecimento de importantes publicações nacionais como a revista Petro & Química – Petróleo, Gás, Petroquímica e Química, que é uma das principais revistas brasileiras da área de petróleo.

A edição de número 363, ano XXXVIII, de 2015, que abordou assuntos associados a Dutos – Os avanços tecnológicos para a construção e operação (A nova era da engenharia) -,  publicou o artigo Importância da modelagem térmica nos projetos de escoamento de petróleo, de autoria principal da professora Luciene de Arruda Bernardo.

Outra importante revista brasileira na qual foi publicado um artigo é a Brazilian Journal of Petroleum and Gas (BJPG), revista eletrônica da Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG), produzida em inglês.

O trabalho, de autoria principal de Ivanilto Andreolli, teve como tema Petroleum exportation through pipelines: important considerations. O artigo publicado no Volume 9, Número 2, Abril/Junho 2015 abordou o fluxo de petróleo através de dutos em águas profundas, com ênfase em aspectos que devem ser considerados durante a fase de concepção de um sistema de exportação, incluindo o tipo de óleo envolvido e suas características.

Além das produções citadas acima, outros artigos já foram publicados e diversos trabalhos vêm sendo desenvolvidos por alunos e professores do curso, alguns submetidos a revistas científicas e congressos, aguardando avaliação.

Os três pilares da Universidade – A alta produção científica da Faculdade de Engenharia de Petróleo da Unisanta demonstra que o curso transpõe o ensino tradicional, fundamentando-se também na pesquisa científica, comenta o coordenador Ivanilto Andreolli. “A Universidade abrange três pilares: ensino, pesquisa e extensão, os quais corroboram para a formação diferenciada do aluno”.

Em relação à extensão, acrescenta Andreolli, cabe ressaltar que diversas visitas técnicas, palestras e minicursos são promovidos pelo curso. Recentemente, foi realizada uma visita técnica monitorada ao Centro de Pesquisa da Petrobras no Rio de Janeiro (CENPES), além de visita à fábrica de equipamentos submarinos, FMC Technologies.