O trabalho científico intitulado Alunos aprovam EaD, e você professor? Estudo comparativo da eficácia da modalidade no ensino superior, de autoria da professora Eveline Cavalcante, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi aprovado para apresentação no 16º Congresso Internacional de Educação a Distância. O evento acontece em Foz do Iguaçu, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro.

Para fundamentar a comparação, a professora desenvolveu e aplicou pesquisa entre universitários, abordando questões relacionadas ao aprendizado, à tecnologia e à interatividade na modalidade de EaD. O resultado desta pesquisa foi apresentado no 15º. Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Neste ano, o trabalho proposto pretendeu retomar os resultados apresentados no último congresso e usá-los para comparar a visibilidade da eficácia na Educação a Distância (EaD) entre corpo discente e docente. Para esta comparação, o corpo docente envolvido com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na Unisanta, respondeu às mesmas questões, mas sob a perspectiva do grupo. De acordo com a professora Eveline, a utilização da teoria de Rogers sobre a difusão de inovações foi o fundamento teórico para a criação e análise do estudo comparativo. Para pontuar a visibilidade da eficácia da modalidade entre os docentes foi utilizada a escala de Likert, acrescenta a pesquisadora.