O professor do curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), prof. Silvio José Valadão Vicente, ministrou, em outubro, o seminário Indução da expressão gênica de enzimas hepáticas antioxidantes por ácidos fenólicos, aos alunos de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

O tema faz parte da tese de doutorado do docente, em andamento no Departamento de Nutrição da FSP-USP. Vicente apresentou os últimos avanços no uso de alimentos que induzem a síntese de enzimas antioxidantes hepáticas. Estas enzimas atuam no organismo humano neutralizando os perigosos radicais livres e outras espécies ativadas que, comprovadamente, têm relação com o aparecimento de doenças degenerativas como o mal de Parkinson, a doença de Alzheimer, o câncer, a hipertensão, a catarata, o diabetes e outras que somadas, contabilizam mais de 50% das causas de óbito nos países desenvolvidos e emergentes.

Em sua tese de doutorado, o professor investiga alimentos com esta característica protetora e identifica as semelhanças das respostas biológicas entre seres humanos e animais de laboratório, visando a melhor utilização das informações obtidas com estes animais na promoção da saúde humana.