A Unisanta participa do evento desde a primeira edição

O professor do curso de Engenharia Mecânica Fernando Marques Fernandes irá representar a Universidade Santa Cecília (Unisanta) no V Congreso Argentino de Ingenieria Mecanica (CAIM) 2016, de 4 a 7/10, na Facultad de Ciencias Exactas y Tecnologías de la Universidad Nacional de Santiago del Estero, em Santiago del Estero, na Argentina.

O professor apresentará três trabalhos, de autoria dos professores e alunos da Universidade. O trabalho sobre Desenvolvimento de um Dispositivo para Análise de Rotores Eólicos tipo Savonius visa estudar, por meio da fonte de energia eólica, a melhor geometria e montagem de pás, para este gerador de energia com eixo vertical, chamado Savonius. Para isso, foi criado um dispositivo que permite realizar ensaios para obtenção de valores, como velocidade do vento e outros parâmetros, que permitem que sejam feitos os cálculos necessários para a determinação do rendimento e potência.

Estudo de caso de Reaproveitamento da Água de Condensado de Condicionadores de Ar tem o objetivo de realizar um estudo de caso da média de produção de água condensada em condicionadores de ar e propor um sistema de captação dessa água para que seja reaproveitada de maneira racional. Através dos resultados obtidos a partir de cálculos e medições feitos em uma sala da Unisanta com um condicionador de ar da marca Sanyo, pode-se constatar que o volume de água condensada em grande escala é suficiente para justificar a viabilidade da implantação de um sistema de captação para o uso desta água.

Projeto e Construção de Cadeira de Rodas de Corrida para Condução Passiva de um Conduzido com Paralisia Cerebral consiste na criação de uma cadeira de rodas de corrida de liga de alumínio 6061, dimensionada para dois usuários: o condutor e o conduzido. O principal incentivo para a execução deste trabalho é poder contribuir em um projeto acadêmico para a acessibilidade de uma criança com deficiência, assim como sua integração social e esportiva, e a convivência entre ela e seu avô, em uma atividade que possam participar juntos, a qual o avô já participava há algum tempo, porém sozinho.