Fonte Engenharia Unisanta

O professor dos cursos de Engenharia e dos programas de Mestrado da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dr. João Inácio da Silva Filho, acaba de publicar dois artigos que apresentam uma nova forma de cálculo diferencial e integral em uma das mais recentes edições do Applied Mathematics,  jornal internacional dirigido à área de matemática aplicada. Os dois trabalhos – An Introduction to Paraconsistent Integral Differential Calculus: With Application Examples e Paraconsistent Differential Calculus (Part I): First-Order Paraconsistent Derivative – foram publicados na edição 6 (volume 5) da edição de abril deste ano.

Também coordenador do Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada (GLPA), Inácio esclarece que as pesquisas mostram claramente como a Lógica Paraconsistente pode contribuir para o cálculo de derivadas de primeira e segunda ordem e, ainda, efetuar a integração de funções sem desprezar os chamados “infinitesimais”, números infinitamente pequenos, mas maiores do que zero, utilizados em cálculos.

“Além de comprovar a eficácia da Lógica Paraconsistente também no campo de estudos matemáticos, demonstramos através destes novos trabalhos que é possível evitar o constrangimento de ignorar o infinitesimal – que, em termos históricos, desaparecia misteriosamente dos cálculos, sendo desconsiderado por estudiosos como Isaac Newton e Gottfried Leibniz”, explica.

Applied Mathematics – Jornal internacional que apresenta os mais recentes avanços e discussões na área de matemática aplicada, o Applied Mathematics possui como objetivo oferecer uma plataforma para o compartilhamento e a discussão de novidades do setor e é dirigido a cientistas e acadêmicos de todo o mundo.