O professor responsável pela disciplina de Biologia Pesqueira, no Curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), prof. Dr. André Martins Vaz dos Santos, foi selecionado como docente no Programa de Pós-Graduação em Aqüicultura e Pesca, do Institutode Pesca, órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, para orientação de mestrados.

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o quadro de orientadores é composto prioritariamente por pesquisadores da Instituição. Além disso, a participação de especialistas externos, como o biólogo, é restrita e tem como parâmetro de seleção o mérito científico, que agregue valor ao curso oferecido. “Ingresso no cursocomo responsável pela disciplina Métodos Estatísticos aplicados à Aqüicultura e Pesca”, diz.

Segundo Vaz, a área de pesca (biologia/oceanografia pesqueira)constitui sua linha mestra de atuação científica. “Desenvolvi minha iniciação,mestrado e doutorado em curso de especialização em pesca, com um mês de duração, na Argentina, inclusive com bolsa de estudos da Japanese International Cooperation Agency (JICA)”, explica.

Atualmente, o biólogo possueprojeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que trata da reprodução do peixe galo-de-profundidade, caracterização de otólitos (ossos do ouvido interno dos peixes), além de estar concluindo pesquisas e finalizando publicações sobre o tubarão azul e a merluza.