mbMarcelo Bergamashi, professor do Curso de Engenharia de Computação, falará sobre sua tese de doutorado, a respeito de realidade aumentada

O professor Marcelo Bergamashi, do curso de Engenharia da Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), apresentará sua tese de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, no Eighth Latin American Conference on Learning Objects and Technologies (LACLO 2013), no Chile. O evento acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, na cidade de Valdivia.

Na oportunidade, o professor fará uma apresentação oral sobre a Realidade Aumentada para melhorar a percepção dos objetos tridimensionais associada ao ensino de desenho técnico para o curso de Engenharia.  Haverá um workshop, com duração prevista de quatro horas, com o tema Instalação e utilização da ferramenta ARToolKit para a produção de objetos básicos de aprendizagem.  São dois importantes trabalhos selecionados entre vários pesquisadores do continente americano.

Além de doutor em Ensino de Ciências e Matemática, Bergamashi é Mestre em Ciências – Sistemas de Informação e Realidade Virtual.(UFU)  e  bacharel em Matemática com ênfase em Processamento de Dados, pela Unisanta.  Fez pós-graduação em Ciência da Computação e  Processamento da Informação.(UFU)

Doutorado – A tese, defendida em junho deste ano, em São Paulo, teve como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das tecnologias de Realidade Aumentada (RA) nos processos de ensino e de aprendizagem, por meio da utilização de ambientes virtuais educacionais.

Estudos relatam que os alunos do curso de Engenharia têm dificuldades na compreensão dos conceitos de Geometria Espacial na disciplina de Desenho Técnico. Essas dificuldades podem ser melhoradas com a mudança ou alternância da mídia usada.

A pesquisa visou apresentar outra forma de interação humano-computador que seja mais familiar e motivadora ao usuário, dentro do contexto estudado. O trabalho teve como principais objetivos melhorar a percepção dos objetos tridimensionais, propor um modelo instrucional baseado na RA no ensino de Desenho Técnico para o curso de Engenharia; aplicar os materiais gradativamente em exposição de conteúdos pertinentes e analisar a contribuição do método nos processos de ensino e aprendizagem.

A fim de avaliar as técnicas propostas, será utilizado um sistema capaz de permitir a visualização e interação dos objetos desenhados por meio de um ambiente virtual com RA, promovendo assim, facilidades visuais que ajudarão a identificar as várias faces das peças que estarão sendo trabalhadas na disciplina de desenho técnico.