O professor do curso de Sistemas da Informação (Tecnologia da Informação) e gerente de TI da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Claudio Souza Nunes, deu dicas para o Jornal A Tribuna, na última quinta-feira (18), sobre como evitar a lentidão que persegue tantos computadores, além de como prolongar a vida útil das máquinas.

Segundo o docente, apesar de necessária, não há um padrão para a manutenção dos computadores. “O desgaste vai depender muito do uso. Idealmente, devem ser adotadas práticas para ‘ajuste contínuo’ do desempenho, tais como desfragmentação dos discos rígidos, remoção de programas não usados, especialmente aqueles que rodam em segundo plano, e sempre considerar a adição de mais memória RAM, o que influencia muito no desempenho aparente da máquina”.

Um outro item que também deve estar sempre em constante atualização é o antivírus, comenta o gerente de TI. “Não há grandes diferenças entre a eficiência dos programas antivírus. A maioria deles lida bem com as ameaças mais comuns. O que é realmente importante é manter o antivírus ativo e sempre atualizado, diariamente. Se houver algum comportamento estranho, usar a verificação completa do antivírus em um período ocioso, já que este tipo de verificação costuma durar tipicamente algumas horas”.

A entrevista de Claudio Souza Nunes foi divulgada em A Tribuna Online, e pode ser conferida neste endereço: http://bitly.com/1IRrDRL