Professor da FAPESP ministra palestra na Unisanta no dia 9/6

334

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe no dia 9 de junho, às 11h, no Consistório do Bloco “M”, o Prof. Dr. Américo Martins Craveiro, que tem estado à frente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em todas as iniciativas relacionadas a Programas de Fomento e Inovação Tecnológica.

No evento, professor doutor falará sobre o fomento para pequenas empresas, além de uma parceria para Inovação Tecnológica e a criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia. Missão, orçamento, pesquisas distribuídas em algumas fases, operação e condições de objetivos também estão entre os assuntos a serem discutidos.

“A palestra do Prof. Dr. Américo Martins Craveiro vem disponibilizar para a Baixada Santista uma importante ferramenta de fomento à pesquisa e inovação científica. Essa linha de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo atende não somente a pesquisadores que querem inovar, mas também a empresários fora do âmbito acadêmico que tenham ideias inovadoras que possam gerar produtos e patentes. A próxima chamada do edital do PIPE já está aberta disponibilizando 15 milhões de reais”, afirmou o coordenador Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisanta, Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco.

Sobre o palestrante – É engenheiro químico pelo Escola de Engenharia Mauá/IMT (1975), com doutorado em engenharia química pela Universidade de São Paulo (1994). Tem especialização em processo fermentativo de aproveitamento de resíduos orgânicos pelo Illinois Institute of Technology (1977 a 1978)

Atuou de 1975 a 2004 no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) como pesquisador na área de engenharia bioquímica, na chefia do Agrupamento de Biotecnologia e na coordenação do Programa de Biotecnologia do IPT. Atuou de 1994 a 2010 na Vallée S.A, empresa da área veterinária, enquanto gerente da área de engenharia bioquímica e vacinas, diretor de P&D e diretor de inovação

Coordenou os trabalhos de preparação e apresentou ao Comitê Julgador a candidatura da Vallée S.A., vencedora do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 4º edição, na categoria Grande Empresa (2001).

Atuou como colaborador do USP-MBA “Conhecimento, Tecnologia e Inovação” – 1999 a 2003

Foi vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia (Abrabi) (1989-1993); diretor, vice-presidente e presidente da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) de 1998 a 2004 e novamente vice-presidente em 2006. Foi membro do -Conselho Estadual de C&T do Estado de São Paulo (Concite) (2004-2006) e do Conselho Superior de Tecnologia da Fiesp (Contec) (2003-2004), entre outros.

Foi membro da Comissão de Instalação do Mestrado de Biotecnologia USP–Instituto Butantan–IPT (1988-1989), sócio-fundador do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) (2001) e do Centro de Tecnologia do Nordeste (Cetene) (2006). Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 15 de agosto de 2002.