No último domingo (2/2), o jornal A Tribuna publicou um artigo do professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Adilson Gonçalves,  de meia página,  no Caderno Porto & Mar,  em homenagem aos 122 anos do maior porto da América Latina.

Gonçalves é pesquisador do Núcleo Brasileiro de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais e  coordenador do Núcleo Avançado/Unisanta da Associação para Colaboração entre Portos e  Cidades (sigla Rete, em italiano, rede).

No artigo, o professor relembra os momentos bons e ruins do porto, desde seu nascimento até os dias atuais, como o mais importante do país. Adilson ressaltou   a ligação que o porto tem com as cidades da Baixada Santista.

“Essa harmonia entre o porto e as cidades que o abrigam tornou a região destino ideal para novos empreendimentos, incrementando e diversificando a economia regional”.

O professor também falou sobre a modernização do porto e de seus terminais, sobre a chegada da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e a estatização pelo Governo Federal, na década de 1980.

Quase no final do artigo, Adilson ressaltou a relação porto-cidade.   “É impossível dissociar porto e cidade, cidade e porto, cuja relação deve ser de mútuo respeito e colaboração. Assim, ele permanecerá sempre jovem, com uma infinita capacidade de se reinventar.”

unisantanamidia3.2