Previsão de ondas e maré moderadas nesta sexta-feira (28/04) e sábado (29/04), informa o NPH Unisanta

132

De acordo com os modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), a previsão para os próximos dias é de ondas moderadas oriundas do quadrante sul, superiores a 2,7 metros na zona costeira e superiores a 2,0 metros na Baía de Santos. O ápice está previsto para o dia 29/04, entretanto já nesta sexta-feira, 28/04, estão previstas ondas moderadas do quadrante sul.

Com relação ao nível do mar, há previsão de maré elevada nos próximos dias atingindo valores superiores a 1,8 metros, com o ápice da maré no dia 28/04, às 16 horas.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias, e informam que se a previsão de hoje se mantiver, há a possibilidade de alagamento das vias públicas ocasionados principalmente pela elevação da maré, podendo ser agravado caso ocorram chuvas intensas. Contudo, devido a direção de propagação da onda, não são esperados impactos das ondas nas estruturas urbanas da Ponta da Praia.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 12h de quarta-feira (26/04/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Resultado do modelo de ondas para a região da costa sudeste no dia 28/04/2017
às 23h00. A escala de cores indica a altura significativa das ondas e as setas a direção de
propagação.

Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul), Ponta da Praia (linha verde) e Gonzaguinha (linha vermelha), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto.

Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Praticagem. Os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos estão apresentados em preto.