As revistas científicas Ciencias Marinas, da Universidade da Baixa Califórnia, Estados Unidos e Marine Pollution Bulletin, esta da Editora Elsevier, acabam de publicar trabalhos paralelos à pesquisa de pós-doutoramento concluída na Espanha pelo dr. Augusto César, biólogo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Na pesquisa, Estudo Ecotoxicológico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos, realizada de março de 2004 a junho de 2005, foram analisadas amostras de água e sedimentos marinhos nos estuários de Santos e São Vicente, Brasil.

Os estudos foram feitos também por Augusto César nas Baías de Cádiz, Huelva e Algeciras, na Espanha. As conclusões somente serão divulgadas após publicação completa do trabalho em outras publicações científicas, mas alguns detalhes são informados: foram encontrados pontos críticos de poluição no estuário de Santos e São Vicente, com “efeitos biológicos”: altas concentrações de zinco, chumbo e hidrocarbonetos, informa o dr. Augusto César, acrescentando que os níveis de concentrações são parecidos com os encontrados na tese de doutorado do pesquisador Denis M. Abessa, pelo Instituto Oceanográfico da USP. (Também foram encontrados índices de poluição nos pontos examinados na Espanha).

Ainda não há pesquisas sobre efeitos de bioacumulação desses contaminantes nos organismos marinhos. Foram feitas diversas análises ecotoxicológicas empregando ouriços e crustáceos e analisada também a comunidade bentônica, que vive no lodo do fundo do mar.
A pesquisa foi realizada com financiamento da CAPES, a convite da Cátedra Unesco, da qual Augusto César, de volta ao Brasil, passou a ser representante no País. A informação é do biólogo, que retornou a Santos para prosseguir seu trabalho na área, colaborando com outras pesquisas de Biologia Marinha, em especial no estuário da Baixada Santista.

Mestrado europeu na UNISANTA – O dr. Augusto César é representante, na UNISANTA, do Programa Erasmus Mundus, com aporte da União Européia (UE). Trata-se de uma rede internacional de universidades, empenhadas na pesquisa e ensino na área de Gerenciamento Costeiro (Masters in World and Coast Management).

Somente três universidades brasileiras estão integradas no Erasmus Mundus: a UNISANTA, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e a Universidade de São Paulo (USP). A Universidade Santa Cecília está funcionando como receptora de pesquisas na presente etapa do Mestrado.

Com esse objetivo, o pesquisador Rodrigo Brasil Choueri, mestre pela Universidade Federal de São Carlos, desenvolve pesquisas de sua dissertação no Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA, como parte do Masters in World and Coast Management. Ele chegou dia 15/08 e aqui permanecerá até dia 14/09, sob a orientação de Augusto César.

Choueri, que assistiu a módulos teóricos em Cádiz, com Augusto César, defenderá sua dissertação em março de 2006 na Universidade de Algarve, em Portugal, concluindo, assim, seu Master in Water and Coast Management. Os estudos poderão ser revalidados na forma de créditos, para curso de doutorado em Cádiz,
Inicialmente, a UNISANTA estabeleceu convênio com as Universidades de Algarve, Portugal; Cádiz, Espanha; Plymouth, Inglaterra, e Bergen, Noruega. O convênio proporciona a integração em curso já iniciado, de Mestrado Europeu (European Joint in Water and Coastal Management), que conta com alunos e professores de todo o mundo.

Pesquisas conjuntas – A realização de pesquisas conjuntas de estudiosos brasileiros e europeus, como a realizada por Augusto César no Brasil e na Espanha, e a nova etapa de coletas iniciada dia 16/08 por especialistas do Projeto EcoManage – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, apontam para um interesse comum: a aplicação de uma metodologia multidisciplinar de uso integrado na gestão ambiental, que é fundamental para a conservação dos recursos biológicos e a saúde pública. A opinião é de Augusto César.

Explica o biólogo que o uso destas técnicas de avaliação da qualidade ambiental, que abordam o sistema bentônico costeiro mediante estudos completos in locu, “são especialmente importantes para os planos de vigilância e controle da qualidade ambiental nessas zonas problemáticas objeto de estudo”.

Zonas estratégicas e dragagem – As zonas costeiras e portuárias, consideradas estratégicas, tanto no Brasil, como na Espanha, são especialmente importantes para a economia e o turismo. Augusto César destaca também outro aspecto positivo: estes trabalhos “podem proporcionar informações e aporte aos diversos segmentos da sociedade: municípios afetados, órgãos de controle ambiental, empresas, organismos e instituições públicas e privadas, bem como às comunidades locais que vivem e dependem dos recursos naturais destas regiões”.

Os resultados obtidos poderão ser empregados como referência na gestão de materiais dragados nos portos. Atualmente, as normas que regulam a disposição de material de dragagem portuária estão sendo revisadas e/ou implantadas na Espanha e no Brasil, com o objetivo de incluir ensaios biológicos que complementem a caracterização dos níveis de contaminantes químicos.

“Neste sentido, pretende-se dar continuidade a este projeto, visando à harmonização de protocolos para a caracterização da nocividade destes sedimentos contaminados, o que será de grande valia para a comparação dos resultados obtidos nas diversas regiões de estudo”.

Segundo Augusto César, uma das técnicas inovadoras aplicadas e desenvolvidas neste projeto (testes com ouriços-do-mar empregando interface água-sedimento) demonstrou grande potencial para avaliar o material de dragagem portuária, podendo representar uma ferramenta importante para a gestão ambiental em zonas costeiras e estuarinas.

Coletas – Nas pesquisas de pós-doutoramento de Augusto César, as coletas no estuário de Santos ocorreram em 4 de março de 2004, com autorização do IBAMA e da Companhia Docas do Estado de S. Paulo (Codesp). Mergulhadores com escafandros coletaram amostras no Sistema Estuarino e Portuário de Santos e São Vicente, em sete pontos, para análises físico-químicas e toxicológicas.

Os ouriços, organismos empregados nos experimentos de toxicidade no Brasil, foram coletados por mergulhadores na Ilha das Palmas, e os crustáceos na praia do Engenho D’água.

Na Espanha, as atividades de amostragem seguiram os mesmos critérios utilizados no Brasil. Foram realizadas em três etapas: a primeira na Baía de Cádiz, dia 22 de abril de 2004, na Baía de Huelva, em 26 de abril e, dia 28, na Baía de Algeciras. Os organismos testes utilizados na etapa espanhola foram coletados nos Parques Nacionais e Naturais de Doñana do Estreito de Gibraltar. Os pontos foram determinados pelo co-orientador estrangeiro, dr. Tomás Angel del Vallas Casillas, levando em consideração outros estudos realizados naquelas regiões.

Foram realizados testes de toxicidade com sedimentos de todas as zonas de estudos, do Brasil e da Espanha, a fim de obter uma informação rápida e segura sobre o potencial tóxico dos contaminantes sob os organismos bentônicos. As análises físico-químicas foram de amônia total e não-ionizada, de metais pesados, carbono orgânico, matéria orgânica e granulometria, entre outras.

Parcerias – O pesquisador responsável da UNISANTA é o dr. Augusto Cesar, com a colaboração do doutorando Camilo Pereira, e os estagiários Fábio Pusceddu, Gabriel Alegre, Marileuza S. Santos e Mirian K. Miyamoto. Da Unesp, colaborou o dr. Denis M. Abessa. Na Espanha, os testes de toxicidade, as análises biológicas, físico-químicas e estatísticas foram feitas pelo dr. Augusto César com a colaboração de Nuria Fernández, Rodrigo Brasil Choueri e Tomas A Del Valls Casillas, na Universidade de Cádiz, Espanha.

Produção científica – A pesquisa do dr. Augusto César proporcionou a seguinte produção cientifica, originária direta e indiretamente do projeto: dois capítulos de livro, quatro artigos científicos, uma monografia de conclusão de curso, 14 resumos publicados em anais de eventos e 21 produções bibliográficas.

Os trabalhos paralelos à pesquisa de pós-doutorado são os seguintes: Valoración de la contaminación por metales en los sedimentos de la laguna costera del Mar Menor, na revista Ciencias Marinas, da Universidade da Baixa Califórnia, Estados Unidos, em que Augusto César aparece como co-autor, ao lado de Lázaro Marin-Guirao, Arnaldo Marin, Javier lloret e Ruben Vita, da Faculdade de Biologia da Universidade de Múrcia. O trabalho Establishing the ecological quality status of soft-botton mining-impacted coastal water bodies in the scope of the Water Framework Directive. (Estabelecimento do status de qualidade ecológica em sedimentos brancos em áreas costeiras impactadas por atividades mineiras dentro do escopo de qualidade das Diretivas Européias de Água) foi publicado na Marine Pollution Bulletin, pela mesma equipe de pesquisadores.