A Universidade Santa Cecíla (Unisanta) promoveu, dia 20 de maio, o curso de Extensão “Porto, Cidade e Biodiversidade”, organizado pelos professores das áreas de Direito, Arquitetura, Biologia, Administração e Logística do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos – NEPOMT. O Curso fez parte das atividades previstas para o III Fórum Portuário e para o IX Congresso de Direito Ambiental, tendo como tema central o Ano Internacional da Biodiversidade.
O curso teve como objetivo levar aos profissionais e estudantes interessados a oportunidade de realizar uma reflexão sobre a temática que envolve a biodiversidade e a sustentabilidade, em seus aspectos mais amplos, relacionando-as com o porto e a região, de forma a atualizar e estimular a produção local de conhecimento sobre o tema.
Aula de campo – Como parte da programação,foram realizadas palestras a bordo de uma embarcação que navegou pelo estuário e baía de Santos de acordo com um roteiro pré-estabelecido.Entre os temas abordados durante as palestras estão: Biodiversidade – aspectos relacionados com a flora e fauna do estuário santista; Impactos ambientais – Características do estuário de Santos e o impacto das atividades portuárias sobre o Meio Ambiente; Aspectos históricos – História do Porto e da Cidade de Santos.
Além de Aspectos econômicos – Características do Porto de Santos, tipos de cargas, impactos e logística; Aspectos culturais – A proposta de revitalização do núcleo histórico do porto e da cidade de Santos; Aspectos sociais – Recuperação de áreas degradadas através da atividade portuária e geração de emprego na região – O caso da BTP; Aspectos jurídicos das relações entre a atividade portuária e a preservação da biodiversidade.

O corpo docente da aula de campofoi composto pelos seguintes professores: Prof. Dr. Fábio Giordano (coordenador), Prof. Dr. Luiz Antonio de Paula Nunes (coordenador do NEPOMT), Prof. Dr. Fernando Akaoui,Prof. Júlio Simões Junior, Prof. Esp. José Carlos Figueiredo, Prof. Esp. Hudson Simonetto de Carvalho e Profa. Fernanda Lisboa.
O curso foi destaque no jornal da Tribuna – 2ª edição, da TV Tribuna,e no Caderno Regional,da Santa Cecília TV, ambos na última quinta-feira (20), e na 1ª edição do jornal da Tribuna de sexta-feira (24). Confira as matérias:http://www.youtube.com/watch?v=sNrinFSvm14, http://www.youtube.com/watch?v=M9_cLzABQSse http://www.youtube.com/watch?v=XecHpHnmO5A
Seminário – Ainda como conteúdo do Curso de Extensão “Porto, Cidade e Biodiversidade”,foi realizado, a partir das 19h, um Seminário sobre o tema com a presença do Presidente da CODESP, Dr. José Roberto Serra; do Ecólogo e pesquisador do NEPOMT, Dr. Fábio Giordano; da Promotora de Justiça do Grupo Especial de Defesa do Meio Ambiente – GAEMA, Dra. Flávia Maria Gonçalves, além dos secretários de municípios portuários da Baixada Santista.O debate foi coordenado pelo diretor da Faculdade de Administração da Unisanta, Prof. Júlio Simões Junior.
Outros eventos – Paralelamente ao curso,foram realizados o IX Congresso de Direito Ambiental, organizado pela Faculdade de Direito da Unisanta e pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Ambiental (Cepeda), e o III Fórum Portuário, que deu continuidade a uma série de debates que tem ocorrido na Unisanta e envolve diversas instituições governamentais, da sociedade civil, empresariais e de trabalhadores relacionadas com a atividade portuária.