A experiência da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  no setor de petróleo e gás, iniciada há cerca de 30 anos com a parceria firmada com a Petrobras,  é um dos destaques da Santos Offshore – Oil & GásExpo 2010, aberta na terça-feira (19 – outubro),  e que terminará nesta sexta (22) , no Mendes Convention Center.

A tradição da Unisanta em pesquisas para o setor petrolífero não se limitou aos primeiros cursos e laboratórios voltados para o segmento. Até as feiras de Petróleo e Gás começaram na Unisanta, há cerca de dez anos, como resultado de seus cursos pioneiros de Engenharia.

As Feiras da Engenharia Unisanta trouxeram o setor para o  debate, em caráter pioneiro. No 1º Ciclo de Palestras das Engenharias, em 2007, o Projeto de Desenvolvimento da Produção de Petróleo e Gás Natural da Unidade Bacia de Santos atraiu empresários, autoridades  e especialistas.

A parceria com a Petrobrás, que começou para atender às necessidades de mão de obra especializada da  estatal, tem se multiplicado em numerosas frentes,  que acabaram beneficiando todo o parque industrial de Cubatão, além de incentivar a criação de diversos cursos e laboratórios utilizados pela comunidade científica e pela comunidade.

A modernização da mirrefinaria – unidade didática – única na América do Sul em funcionamento, tem repercussão nacional.  Proporciona visão abrangente dos processos de refino de derivados de petróleo e tem atraído para a Unisanta pesquisadores e a mídia especializada.

Histórico – Ao início dos anos 90, em parceria com a RPBC-Petrobras, foi instalada na Universidade o Laboratório de Ecotoxicologia, que posteriormente teve ensaios referendados no padrão de qualidade ISO 9002 e,  mais recentemente,  pela ISO 17025. O Laboratório faz testes ecotoxicológicos para laudos periciais e para empresas da Região e do Grande ABC.

O Laboratório de Operações Unitárias também é um reflexo da primeira parceria com a RFBC. Graças a ela nasceu o primeiro módulo didático e o próprio Laboratório, hoje centro de referência para universidades públicas e particulares do País, conforme está sendo mostrado na Santos Offshore 2010.

A Universidade Santa Cecília criou os primeiros cursos de Engenharia na Baixada Santista, iniciados em 1971, para atender ao Pólo petroquímico e siderúrgico de Cubatão, Porto de Santos e Parque Industrial da Grande São Paulo.

Já a partir de 1975, começaram os cursos de Pós-Graduação, dentre eles o de Engenharia de Segurança do Trabalho, que prossegue até hoje.

Em 2005, em caráter pioneiro na Baixada Santista, foram lançados os cursos de lato sensu em Engenharia de Petróleo e Gás, já na sua sétima turma. Em 2009, começou a graduação em Engenharia de Petróleo.

Fotos da abertura da Santos OffShore 2010: