Sete pesquisas de iniciação científica desenvolvidas por alunos da Universidade Santa Cecília – Unisanta foram classificadas entre os melhores trabalhos avaliados no 15º Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic-Semesp, maior evento de iniciação científica do Brasil, encerrado no final do mês passado, em Ribeirão Preto. A realização foi do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).

Dos mais de 1700 trabalhos apresentados por 3.132 alunos, de 237 instituições de ensino superior de 21 estados do País, foram selecionados os 20 melhores nas cinco áreas do conhecimento.

Confira abaixo a colocação das pesquisas da Unisanta, em andamento ou concluídas, conforme ranking dos 20 melhores trabalhos, por categoria:

Engenharia e Arquitetura

Em andamento

15º lugar –  “Transformação urbana dos espaços representados por Benedicto Calixto no acervo da Pinacoteca”. (Arquitetura e Urbanismo) Autora: Carolina Cancela Veloso

18º lugar – “Projeto de unidade de refrigeração por absorção com aquecedor solar”. (Engenharia) Autores: Daniella Souza, Danielle Silva, Lívia Costa e Lucas Monteiro

Concluído

5º lugar – “Análise comparativa do plano regional de Santos de 1950 e do projeto Prestes Maia: estudos de transporte e tráfego de 2011, sob o enfoque do planejamento urbano regional de Santos”. (Engenharia) Autoras: Daiane Oliveira e Clarissa Duarte.

8º lugar – “Análise de sensibilidade de parâmetros operacionais do método de recuperação WAG-CO2 através da simulação numérica de fluxo de reservatórios”. (Engenharia) Autor: Pedro Carlos Xavier de Moraes.

Ciências Biológicas e Saúde

Em andamento

9º lugar – “Afloramentos urbanos em Santos – SP: Um recurso pedagógico para as aulas de Biologia (Ciências Biológicas) Autora: Izabella Niero Henrique.

Concluído

17º lugar – “Risco cardiovascular e síndrome da fragilidade em idosos da comunidade” (Saúde) Autores: Marcos Vinícius Bezerra, Sheila Borges.

Ciências Exatas e da Terra

Em andamento

6º lugar – “Tecnologias para auxílio da comunicação dos portadores de ELA – (Sistemas de Informação) Esclerose Lateral Amiotrófica. Autores: Renan Souza, Rodrigo Massão, Karen Rios.