O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido por aluna de Fisioterapia da Unisanta

Avaliar o conhecimento dos responsáveis de crianças portadoras de asma, buscando identificar as dificuldades existentes relacionadas aos cuidados e ao tratamento da doença é o objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marisol Alvarez Laurentino, sob orientação do professor mestre Ivan dos Santos Vivas. Interessados podem colaborar, respondendo a uma pesquisa gratuita disponível on-line.

De acordo com a acadêmica, o artigo científico segue todas as recomendações da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e tem como proposta identificar eventuais mitos para que o manejo da doença seja feito corretamente pelos responsáveis de crianças com asma brônquica, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Na justificativa da pesquisa, a autora aponta um dado importante. “A asma ou bronquite é a quarta causa de hospitalizações no País pelo SUS, atingindo cerca de 16 milhões de brasileiros, sendo considerada um problema de saúde pública e ainda assim, o desconhecimento no manejo da doença é frequente”.

Para ser incluído no TCC, o questionário precisa ser preenchido por completo, após o aceite eletrônico do interessado, e as crianças analisadas devem ter de 2 a 12 anos de idade.

O instrumento de pesquisa irá coletar dados sociodemográficos, ambientais – mudanças no local onde mora ou frequenta, biológicos – diagnóstico e idade em que constatou a doença, além de questões relacionadas aos cuidados com o paciente e o tratamento aplicado.

Para participar gratuitamente acesse aqui