Após dois anos de pesquisas, o trabalho resultou em um software que é atualmente utilizado pela equipe de operação da AES Eletropaulo para simulações e treinamentos de operadores.

Mais uma vez pesquisadores do Grupo de Lógica Paraconsistente Anotada (GLPA) da Unisanta publicaram trabalho em revista internacional de prestígio. O  tema, um projeto desenvolvido ao longo de dois anos em parceria com a AES Eletropaulo, foi escrito pelos professores João Inácio da Silva Filho, Alexandre Shozo Onuki, Luís Fernando Pompeo Ferrara, Maurício Conceição Mário, José de Melo Camargo, Dorotéa Vilanova Garcia, Marcos Rosa dos Santos e Alexandre Rocco.

A pesquisa consta no o capítulo 2 do livro “Advances In Expert Systems” (“Avanços em Sistemas Especialistas”). A publicação, com 119 páginas, foi lançada pela editora InTech, pioneira na distribuição internacional de títulos voltados para diversas áreas do conhecimento.

No texto “Electric Power System Operation Decision Support by Expert System Built with Paraconsistent Annotated Logic”, os pesquisadores descrevem os problemas e desafios trazidos pela rápida expansão dos parques industriais em vários países. Eles propõem um Sistema Especialista Paraconsistente (SEP) de suporte   voltado para o gerenciamento de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Descrito na publicação, o software dedicado SEP foi desenvolvido como projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), elaborado através de parceria da Unisanta com a AES Eletropaulo e contou com a participação dos professores da universidade e de engenheiros da concessionária.

Após dois anos de pesquisas, o trabalho resultou em um software que é atualmente utilizado pela equipe de operação da AES Eletropaulo para simulações e treinamentos de operadores. “Devido ao ineditismo do projeto, que utilizou algoritmos fundamentados em Lógica Paraconsistente Anotada (LPA), fomos convidados pela InTech para a publicação do capítulo, um fato importante na história da Unisanta e que reafirma a capacidade de desenvolver pesquisas de ponta em Inteligência Artificial (IA), fazendo parcerias com segmentos da indústria que resultem em projetos de reconhecimento mundial”, explica Inácio, um dos responsáveis pelo capítulo. O texto pode ser acessado gratuitamente através deste link.

 

GLPA – Sediado na Unisanta desde 2003, o GLPA (Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada) é grupo de pesquisa registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e, que apresenta uma alternativa à chamada “lógica clássica”, possibilitando o tratamento de inconsistências e incertezas do mundo real e resumindo a teoria básica e os fundamentos sobre o assunto.

Leia mais

http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/d13-1502-publicacao-internacional-sobre-sistemas-inteligentes-tem-capitulo-escrito-por-professores-e-pesquisadores-de-engenharia.htm