Pesquisa de professora do Mestrado em Ecologia da Unisanta é destaque na Revista Exame e Agência Fapesp

97

O estudo da Profa. Dra. Regina Priolli tem por objetivo tornar óleo de soja mais saudável

A pesquisa da professora do Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Profa.Dra. Regina Priolli, foi destaque em matéria publicada no site da Agência Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O texto também foi pauta da Revista Exame.

O objetivo do trabalho é tornar o óleo de soja mais saudável, aumentando a quantidade de ácidos graxos do produto. Segundo a pesquisadora, têm sido atribuídas aos ácidos graxos propriedades anti-inflamatórias, além da capacidade de reduzir o colesterol ruim (LDL). “No óleo de soja esse nutriente está presente, mas em quantidades modestas, em média 23% do total de ácidos graxos do produto”.

Ainda de acordo com Regina, aumentar o teor de ácido oleico no óleo de soja seria interessante não apenas para o consumo humano como também para a produção de biodiesel. “Por esse motivo, nosso projeto busca marcadores genéticos que possibilitem, por meio da seleção genômica, modificar o perfil de ácidos graxos do óleo de soja”, disse Regina Priolli, professora da Unisanta.

A investigação conta com apoio da FAPESP e é conduzida no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). Resultados recentes foram apresentados em Campos do Jordão durante a terceira edição da Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST). Confira os textos na íntegra : Agência FapespRevista Exame