O projeto desenvolvido no Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), intitulado Desenvolvimento de Processo para Produção de Barras de Cereais com Pectina do Maracujá foi um dos quatro selecionados no Estado de São Paulo, aprovado no Edital de Inovação do SENAI–SESI de 2009, entre 47 submetidos.
Ao todo, 37 trabalhos foram aprovados no País. As propostas selecionadas receberão apoio financeiro e econômico a fundo perdido (não reembolsável) do SENAI e SESI.
O projeto tem por objetivo projetar, montar e verificar a eficiência de um equipamento de menor custo de mercado para a produção de barras de cereais (e demais produtos como biscoitos) a partir do maracujá. A pectina presente nessa fruta auxilia no controle e combate do colesterol e do diabetes.
Desenvolvida em parceria com a empresa CASCONE – indústria de biscoitos e casquinhas de sorvete, situada em Praia Grande, a pesquisa teve grande colaboração do Laboratório de Operações Unitárias, coordenado pelo prof. Dr. Deovaldo de Moraes Jr.
Este é o segundo ano consecutivo que a Unisanta consegue aprovar projetos no Edital de Inovação do SENAI. No ano passado o projeto Tecnologia para produção em spray dryer da biomassa de banana verde foi um dos três aprovados em São Paulo.
A pesquisa já está em desenvolvimento e é tema da tese de doutorado do professor Eng. Ricardo Oi, coordenador do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo da Unisanta.