O projeto de pesquisa Tecnologia de Produção em Spray Dryer da Biomassa da Banana Verde – Alimento Funcional, desenvolvido pelo engenheiro Ricardo Oi, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), consta dos anais do recente IX Cogresso Iberoamericano de Engenharia Mecânica (CIBIM). A publicação é classificada no sistema QUALIS no nível A1 Internacional, na área de Engenharia II.
A pesquisa, que tem como objetivo produzir banana em pó para exportação, faz parte dos estudos de doutoramento de Ricardo Oi em Engenharia Química pela Unicamp, sob orientação do professor Deovaldo Moraes Júnior, coordenador do Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta.
Além do orientador, participam do trabalho os professores Carlos Alberto Moino, coordenador de Engenharia Mecânica da Universidade, Marlene Silva Moraes, Fernando Marques, da Unisanta, e Elias Basile Tambourgi (Unicamp).
Esse projeto foi um dos 24 trabalhos do País e um dos os três do Estado aprovados em 2008 para receber financiamento a fundo perdido do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O estudo é desenvolvido no Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta por meio de convênio firmado entre a Universidade, o Senai e a Vale Mais Indústria Comércio e Exportação de Derivados de Banana Ltda. Instalada na Incubadora de Empresas de Santos.
O equipamento utiliza a pasta da banana, após aquecida, para sua transformação em pó. O produto é rico em sais minerais e pode reforçar o conteúdo nutricional de outros alimentos cozidos.
O Spray Dryer do Laboratório de Operações Unitárias da Unisanta já foi utilizado para produzir leite em pó, café solúvel, chocolate em pó, fertilizante e sabão em pó.
O professor Ricardo Oi é o coordenador do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (Pré-Incubadora de Empresas da Unisanta), considerado modelo para o País no Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras da Empresa, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Oi também é coordenador e professor do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e é responsável técnico pelo programa SEBRAETec, líder de grupo de pesquisa CNPq e professor do curso de Administração.

Clique aqui para ver apublicação online (páginas 19 a38)