O jornal eletrônico europapress noticiou a participação do grupo de 18 profissionais provenientes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Perú, que foram selecionados para a XIII edição do Curso Iberoamericano de Tecnologia, Operações e Gestão Ambiental em Portos. O evento acontece na cidade de Santander (Espanha), de 16/9 a 11/10, e abrange duas especialidades: Operações Portuárias e Gestão Ambiental.
Entre os participantes está Erika Guisande Rojas, aluna do Programa de Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e formada no curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) na mesma instituição de ensino.
Por meio do Núcleo Avançado Rete/Nepomt/Unisanta, Erika participou do processo de seleção e conquistou a bolsa de estudo que inclui o curso, alojamento e manutenção do aluno durante as quatro semanas de atividades. Trata-se de um programa de cooperação entre Portos da Espanha e a Comissão Interamericana de Portos da OEA – Organização dos Estados Americanos.
Erika concluiu a graduação em 2001. Ministrou aulas no curso de Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial da Unisanta. No mestrado, está desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso sobre Recuperação de Áreas Costeiras, orientada pela Profª. Drª Mara Magenta.
“Os resultados obtidos poderão subsidiar ações governamentais de manejo, recuperação e conservação para a área de estudo, que faz parte do Parque Estadual da Restinga de Bertioga, oficializado em dezembro de 2010”, afirmou a orientadora.
A aluna está pleiteando uma vaga de Doutorado na Universidade de Bangor, School of Ocean Sciences, no Reino Unido, onde já tem anuência de um orientador que possui 25 anos de experiência em ambientes marinhos tropicais e temperados e em interação entre os impactos humanos e o ambiente marinho.
“Neste contexto, o Curso na Espanha poderá prepará-la para iniciar seu curso de doutorado, já que, entre outras coisas, aborda diferentes aspectos que afetam a gestão ambiental em regiões portuárias e capacita os participantes a utilizar as mais avançadas técnicas em gestão ambiental com base na casuística e na experiência espanhola”, concluiu Mara.