A mostra, que reúne algumas peças originais e réplicas de importantes microscópios de cientistas mundiais, está aberta à visitação até o dia 24 de março

Em comemoração aos 210 anos do cientista Charles Darwin, o Acervo de Microscópio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com exposição de peças reunidas no Aquário Municipal de Santos, localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Ponta da Praia.

O público poderá visitar a mostra “Comemorando 210 anos de Charles Darwin” até o dia 24 de março e conhecer mais sobre a história da microscopia, através de peças originais e réplicas de microscópios.

“Há um (equipamento) aquático de Darwin, um que ele utilizava no laboratório em sua casa, há também um americano e outro produzido na Holanda. Além de um que foi fabricado em homenagem a Darwin em 1881, o francês de 1861 e outro, de 1880”, comenta Antônio Aires da Cunha Filho, técnico em microscopia e curador do Acervo de Microscópios Antigos e Executor das Réplicas da Unisanta e do Educandário Santista.

Cunha Filho também comenta que é a segunda vez que produz uma exposição no Aquário Municipal. “Como eu tive uma passagem pelo aquário em 2009, a responsável pelo local viu a exposição no acervo e me convidou para montar só com os microscópios”. A ideia de homenagear Charles Darwin veio pelo aniversário de 210 anos do cientista, que completou no dia 12 de fevereiro, data de abertura da exposição.

O curador do acervo da Unisanta começou a fazer e colecionar réplicas de microscópios em 1998, e, desde então, estuda mais profundamente o tema. “Iniciei pesquisas a respeito da vida de cientistas e passei a ver que os microscópios não eram pequenos, eles tinham 160 mm. A partir daí eu comecei a fazer as réplicas no tamanho real, então tenho uma coleção grande”, explica Filho.

Painéis
Além da mostra de microscópios, na exposição há painéis sobre os cientistas Charles Darwin e Fritz Muller, abordando as principais descobertas da história.

Junto com o acervo da Unisanta, Antônio também trabalha no Educandário Santista, promovendo visitas de colégios ao local. “Lá eu faço uma palestra contando a história dos microscopia , mostrando cada peça. Falo da vida dos cientistas, então eu passo para eles a microscopia, a nanotecnologia e fibra ótica”, comenta.

Nesta sexta-feira (22 de fevereiro), das 9h às 12h, haverá uma palestra a respeito da história da microscopia, fibra ótica e curvatura da luz, ministrada pelo Antônio da Cunha Filho, curador da mostra.

Acervo de Microscópios Unisanta – O acervo da Unisanta é um dos maiores do País e, sempre que possível, recebe novas peças, sendo a última adquirida no Uruguai. Os equipamentos ficam expostos no bloco B, sala 25, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Podem ser vistas relíquias de importantes nomes da microscopia, como Robert Hooke, Hans Jansen e Anton Van Leeuwenhock. A Unisanta fica na Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos.

Serviço
Exposição “Comemorando 210 anos de Charles Darwin”
Local: Aquário Municipal de Santos – Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Ponta da Praia.
Horário: De terça à sexta das 9h às 17h30. Sábados e Domingos das 9h às 19h30.