Como conciliar uma fase de ótimas perspectivas na economia com a Bacia Petrolífera de Santos, o Porto, o boom imobiliário, o turismo, a poluição do mar, os mangues e o futuro aquecimento global? A gigantesca Biblioteca Virtual alimentada por pesquisadores desde 2005, quefoi aberta ao público dia 14/5, poderá ajudar os governantes e empresários a tomar decisões sem agredir o meio ambiente.
Essa é a proposta do EcoManage, que apresentou, pela primeira vez, dados completos e atuais sobre as condições biológicas, qualidade da água, dos sedimentos marinhos, projeção da qualidade ambiental futura, além de um levantamento socioeconômico e habitacional do Sistema Estuarino de Santos e São Vicente e seu entorno.
Após a solenidade inicial, os representantes do Chile e da Argentina falaram, respectivamente, sobre os resultados das pesquisas nas regiões do Fiorde chileno e da Baía Blanca, Argentina. Em seguida, foram realizadas exposição e debates dos pesquisadores da Unisanta e USP.
O Dr. Fábio Giordano, coordenador do EcoManage na Unisanta foi um dos expositores das conclusões sobre os estudos em Santos e São Vicente. As pesquisas alimentaram um sistema de modelos, tanto para a bacia hidrográfica (água subterrânea e superficial) quanto para as águas estuarinas. Estes modelos permitem aplicar, em computador, os dados científicos coletados em campo, simulando possíveis conseqüências de lançamento de efluentes, modificações da linha de costa, implantação de marinas, aterros, derramamento de óleo e outras intervenções do homem.
Participaram pela Unisanta o coordenador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), prof. Gilberto Berzin, a pesquisadora Alexandra Sampaio (socioeconomia e modelagem numérica), Julio Simões, Jorge Manuel e Jorge Teléforo do NESE (socioeconomia), o prof. Ms. João Marcos Miragaia Schimiegelow (oceanografia, ecologia marinha e dulcícola, referente à água doce); Roberto Borges (zoobentos, organismos marinhos), e estagiários do curso de Biologia Marinha. Pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Dra. Malva Mancuso (águas subterrâneas); pela USP, as Dras. Eduinetty Ceci Moreira de Sousa e Sonia Maria Flores Gianesella.
Confira a reportagem sobre o projeto exibida no dia 13/05, no Jornal da Tribuna 1ª edição: http://www.tvtribuna.com/videos/?video=15313