Uma nova ondulação formada em oceano aberto (Figura 1) toma força nesta sexta-feira (10/6) e atinge o ápice no sábado (11), com previsão de ondas de 2,4 m na região da Baía de Santos, mas, provavelmente,sem impacto nas estruturas urbanas.

Segundo as previsões do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), as ondas devem atingir, por volta das 16h do dia 11/6, uma altura significativa de 2,4 metros na região da Baía de Santos, 1,6m na região da Ilha das Palmas e de 0,75m na praia da Ponta da Praia (Figura 2).

Apesar desta previsão de grande ondulação, como é um período com maré de quadratura (menor amplitude de maré astronômica), provavelmente o impacto das ondas nas estruturas urbanas será reduzido. A previsão para o sábado é de 1,37m – altura máxima de maré – às 6h, representando um aumento de 33 centímetros em relação à maré astronômica prevista pela tábua de marés (Figura 3).

Retrospecto – Lembrando que na ressaca ocorrida no dia 27/4, que causou prejuízos para a região dos bairros da Aparecida e Ponta da Praia, em Santos, a maré atingiu 2 metros, representando um aumento de 80 centímetros em relação à maré astronômica prevista pela tábua de marés. As ondas, naquela ocasião (27/4), chegaram a atingir 4 metros, segundo as medições dos sensores da Praticagem de Santos.

 

Figura 1. Resultado do modelo de ondas global para a região do Atlântico Sul.

 

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda para as regiões da Baía de Santos (linha em verde), Ilha das Palmas (linha azul) e Ponta da Praia (linha roxa).
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Praticagem de Santos (Ponta da Praia). A previsão da Tábua de Marés está representada em azul.