O trabalho do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) – Pré-incubadora de Empresas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi considerado um dos melhores do País, pelos participantes do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras da Empresa, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Durante o evento, realizado no final desetembro, no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, o engenheiro Ricardo Oi, coordenador Do Nine, abordou o tema A cultura do empreendedorismo e inovação no ambiente universitário: a implantação do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo na Universidade Santa Cecília.

O tema geral do Encontro foi Empreendedorismo: A Energia para o Brasil Inovador. A Unisanta foi a única da Região e uma das poucas particulares do País a participar do Congresso. Geralmente, apenas as universidades públicas se dedicam a pesquisas e trabalhos com incubadoras, explica Ricardo Oi.

Um dos temas foi a relevância do empreendedorismo para a geração de inovação no País, tendo a geração de energia alternativa, renovável, limpa e de biomassa como fator de alicerce para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Os principais expoentes da área, incluindo pesquisadores acadêmicos, dirigentes de universidades, dirigentes de entidades governamentais e empresários participaram do Seminário.

A tendência de se instalar os chamados Parques Tecnológicos (no Estado de S. Paulo estão previstos 8) aumenta o interesse pelas incubadoras e núcleos de apoio aos alunos empreendedores, e a Unisanta tem se pautado por esse compromisso, de apoiar o nascimento de “empresas futuras”.

o prof. Oi também coordena o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, é responsável técnico pelo programa SEBRAETec, líder de grupo de pesquisa CNPq e professor do curso de Administração. É doutorando em Engenharia Química pela UNICAMP.

O Seminário da ANPROTEC teve apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Confederação Nacional da Indústria e Instituto Euvaldo Lodi (CNI/IEL), do Governo do Estado de Sergipe, entre outros.

Projetos selecionados – O Nine foi criado na Unisanta em junho deste ano, iniciando imediatamente o apoio aos seguintes projetos de alunos na Pré-incubadora:

Projeto: PARACRED – Análise Paraconsistente de Crédito
Alunos: André Luis Gomes e Anderson Alves de Almeida
Descrição: O software é destinado a empresas que atuam na área de concessão de crédito, como bancos, financeiras e lojas. Analisando o banco de dados dos clientes de cada empresa, o PARACRED é capaz de identificar o risco da concessão do crédito de cada cliente e utiliza-se de diversas fontes de evidências para análise. A partir daí, toma uma decisão quanto à concessão de crédito, além de aplicar o algoritmo de análise paraconsistente, mostrando o grau de risco para o determinado cliente.

Projeto: Sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica via Computador (SIMELCOM)
Alunos: Pedro Ivo Crema Campos, Paulo Henrique Cerqueira e Bruno Marcel Nascimento.
Descrição: Através de um transmissor ligado na rede elétrica e acoplado a um equipamento elétrico, será gerada uma palavra binária e transmitida para o receptor ligado em um computador. As informações recebidas pelo computador serão tratadas por um programa especialmente produzido para este fim, mostrando ao consumidor de maneira mais simples e direta possível informações: sobre o consumo, a potência, o valor em reais e guardando estas informações em um histórico. Visa às áreas Residencial, Comercial e Industrial.

Projeto: SysBioBalada CRM
Alunos: Renan Silva Rocha e Kleber Valentim da Silva
Descrição: Aplicado em casas noturnas e estabelecimentos semelhantes, é um software de gerenciamento com foco no controle de entrada, saída e consumação de clientes através da impressão digital (biometria). O objetivo é eliminar métodos de controle que podem ser fraudados, além de auxiliar os proprietários dos estabelecimentos em tarefas administrativas e operacionais do negócio, colaborando no faturamento através de CRM.

Projeto: Portal dos Professores Universitários
Alunos: Gabriel Vinicius Hurtado, Gilberto A. T. de A. Holms, Luiz Alexandre da C. Araújo e Dorotea Vilanova Garcia.
Descrição: Portal de convergência entre professores universitários e estudantes, onde cada professor possui um site em que o conteúdo é inserido e manipulado pelo professor através de uma área administrativa de fácil usabilidade. É possível disponibilizar Links, Agenda de compromissos, provas, seminários, chat com alunos, e outros. Também é possível acessar o perfil do professor, suporte a materiais didáticos e arquivos. O sistema pode ser usado por professores que lecionem varias disciplinas em diversas faculdades.