NPH-Unisanta participa de congresso internacional sobre zonas costeiras

Rodrigo Florentino, estágio acadêmico

A engenheira Alexandra Sampaio, coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH), e o biólogo Renan Braga Ribeiro, farão palestras no IX Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, que começou nesta terça-feira, em Portugal.

Nesta quarta-feira (15/5), a coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), engenheira Alexandra Sampaio, apresentará a pesquisa “Eventos Extremos na Zona Costeira de Santos – SP – Brasil no ano de 2016 e ações preventivas”, durante o IX Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa,  em Portugal.

A coordenadora do NPH Unisanta também fará a abertura da sessão no Grande Auditório do Instituto Superior Técnico de Lisboa. Na oportunidade, ela falará sobre os estudos na área de balneabilidade das praias. “A partir de diagnósticos de ocupação da região costeira, conjugados a uma plataforma de gestão para armazenamento, exploração e disseminação de dados ambientais, serão apresentados os resultados da implementação de um sistema de modelagem numérica operacional para a hidrodinâmica e qualidade sanitária das águas do Sistema São Vicente, localizado no litoral central do estado de São Paulo, Brasil”, afirma.

Esse sistema de modelagem do NPH vem produzindo pesquisas diárias de grande interesse para a Baixada Santista, como as previsões  de  marés e  ressacas, encaminhadas à Defesa Civil de Santos e disponíveis no site do Núcleo.

Alexandra também faz parte da Comissão Científica do Congresso que está sendo realizado em Lisboa. Ela possui graduação em Engenharia Civil pela Unisanta, Mestrado em Ciências Ambientais pelo Programa de Ciências Ambientais da USP , pós-graduação em Ciências Ambientais pelo PROCAM/USP, e mestrado em leciona no curso de Engenharia da Unisanta, . Atua em projetos na área de gestão costeira desde 2004. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecilia (1997), Especialização em Controle e Gestão Ambiental pela Universidade Santa Cecilia (1999) e Mestrado em Ciências Ambientais pelo PROCAM (Programa de Ciências Ambientais) da Universidade de São Paulo (2011).

Atualmente é professora do Curso de graduação em Engenharia da Computação, da Pós-graduação em MBA Ambiental – Controle e Gestão Ambiental e coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecilia.

Escoamento de águas pluviais

Na próxima quinta-feira (16), Renan Braga Ribeiro, que integra o NPH, mostrará seu trabalho “Influência do escoamento de águas pluviais na balneabilidade das praias em Santos, Brasil” na Sala 02.2. Renan é doutorando no Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Atualmente é pesquisador e professor assistente da Unisanta.  Tem experiência na área de Modelagem Numérica (Hidrodinâmica, Qualidade de Água, Transporte de Sedimentos e Ondas), Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado à análise de cobertura vegetal e de ambientes costeiros. Desde 2014 é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, no qual coordena a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento.

Possui mais de dez anos de experiência em consultoria para empresas portuárias, de saneamento e de energia.