Boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta

Previsão de ondas de sudeste elevadas e maré moderada na quinta-feira (22/09), informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da UNISANTA

Figura 1 – Previsão de altura significativa e direção das ondas às 2h do dia 22/9.

Uma nova ondulação que se formou em oceano aberto chegará nessa quinta-feira (22) na região costeira da Baixada Santista e atinge o ápice aproximadamente às 2h00 da madrugada, com previsão de ondas elevadas de 2,18 metros na região da Entrada do Canal do Porto de Santos (Figura 1). Entretanto, pelo fato de estarmos em um período de maré de quadratura, mesmo com uma previsão de maré meteorológica elevada, a previsão é que o nível total da maré não ultrapasse os 1,3 metros, com um pico previsto para às 16h50 de hoje (21/09) e picos menores no dia de amanhã.

Diferente dos últimos eventos que causaram prejuízo aos moradores da Ponta da Praia e da Zona Noroeste de Santos, o nível da maré previsto é bem inferior ao ocorrido nos eventos anteriores e a direção de pico das ondas, segundo as previsões, será de sudeste. Deste modo, não atingirá diretamente a região da Aparecida e Ponta da Praia, contudo poderá atingir com maior intensidade as praias voltadas para o quadrante sudeste, como por exemplo as praias localizadas na Baía de São Vicente e bem como outras áreas da região costeira que não são abrigadas deste quadrante.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das condições do mar ao longo do dia de hoje e amanhã, e informam que a probabilidade de ocorrer alagamentos é reduzida.

Boletim emitido às 10h de quarta-feira (21/09). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidos pela Marinha do Brasil.