NPH-Unisanta informa: Maré continua elevada nessa segunda-feira (8/4)

186

Conforme previsto pelo NPH-Unisanta, foram registradas marés elevadas e ondas moderadas nesse final de semana. Com base nos dados medidos pela Praticagem de São Paulo, na tarde de domingo foi registrado 1,76m de nível do mar na região da Ponta da Praia e 2,05m no interior do estuário (Figuras 1 e 2). Também foram registradas ondas com altura significativa de 1,5m na região da Ilha das Palmas.

A previsão é que o mar permaneça agitado nos próximos dias, com ondas variando entre 1,5 e 2,5 metros na região da Baía de Santos, principalmente do quadrante sul-sudeste (Figuras 3 e 4). Além disso, a previsão é que a maré continue elevada. Segundo os resultados dos modelos, para a região da Baía de Santos o nível do mar chegará a 1,8m por volta de 16h de hoje, e no interior do estuário o nível do mar será de 1,94m por volta das 17h, representando um aumento 50cm em relação à tábua de marés.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, saímos do estado de alerta para o estado de atenção, devido à previsão de maré entre 1,8 e 2,0 metros.

Mesmo assim, se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos principalmente nos períodos de maré elevada, que podem se intensificar com a ocorrência de precipitação e ventos locais intensos, conforme previsto pelos institutos de meteorologia. Entretanto, não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas.

Cabe também ressaltar que as informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 11h de segunda-feira (08/04/2019). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Resultado do modelo de ondas para quarta-feira (10/abr. 01h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.
Figura 4. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde) e para a Entrada do Canal de Navegação (em roxo), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.