Conforme o último boletim informado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), o mar começou a ficar agitado na tarde desta quarta-feira e a maré foi elevada na madrugada. De acordo com as medições dos sensores da Praticagem de São Paulo, foram registradas ondas de 1,7 metros nas proximidades da Ilha das Palmas e maré de 2 metros na Baía de Santos e 2,3 metros no interior do estuário.
Para a tarde de hoje, a previsão de maré elevada se mantém. Segundo os modelos do NPH-Unisanta, por volta das 15h a maré será superior a 2,1 metros no interior do estuário e 2 metros na Baía de Santos.
Com relação as ondas, a previsão é que a agitação marítima se mantenha até amanhã, no entanto as ondas não devem ultrapassar dois metros.
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos o estado de Alerta permanece devido à previsão de maré acima de 2,0 metros.
Nesse sentido, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, que podem se agravar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação elevada, conforme previsto pelos institutos de meteorologia. Entretanto, não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas.
Cabe ressaltar que as informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.
Boletim emitido às 10h de quinta-feira (21/03/2019). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.