NPH informa: Previsão de maré acima de dois metros e ondas moderadas se mantém. Pico será na tarde de 21/3

129
Figura 1. Resultado do modelo hidrodinâmico para quinta-feira (21/mar. 16h00). A escala de cores representa o nível do mar em metros.

Conforme o último boletim informado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), o mar começou a ficar agitado na tarde desta quarta-feira e a maré foi elevada na madrugada. De acordo com as medições dos sensores da Praticagem de São Paulo, foram registradas ondas de 1,7 metros nas proximidades da Ilha das Palmas e maré de 2 metros na Baía de Santos e 2,3 metros no interior do estuário.

Para a tarde de hoje, a previsão de maré elevada se mantém. Segundo os modelos do NPH-Unisanta, por volta das 15h a maré será superior a 2,1 metros no interior do estuário e 2 metros na Baía de Santos.

Com relação as ondas, a previsão é que a agitação marítima se mantenha até amanhã, no entanto as ondas não devem ultrapassar dois metros.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos o estado de Alerta permanece devido à previsão de maré acima de 2,0 metros.

Nesse sentido, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, que podem se agravar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação elevada, conforme previsto pelos institutos de meteorologia. Entretanto, não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas.

Cabe ressaltar que as informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 10h de quinta-feira (21/03/2019). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em laranja), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.