Pela quarta vez consecutiva, foi realizado o minicurso de Campo, de caráter multidisciplinar, para o curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento aconteceu no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, localizado no Município de Cananéia, litoral Sul do Estado de São Paulo.
O Curso é coordenado pela professora doutora, especialista na área de botânica, Mara Magenta, e neste ano contou com a participação dos professores Fábio Giordano e Jorge Santos.
A Ilha oferece um vasto ambiente de aprendizado aos alunos de Biologia Marinha, que puderam aprender in situ (no local), a formação dos ambientes de Restinga, Manguezal e Costão Rochoso. Durante o curso, foram abordados temas como a gradação da vegetação, desde a areia da praia até a mata de encosta; nas montanhas, a importância e a caracterização do manguezal e a composição e distribuição dos organismos no Costão Rochoso. Nesse último, foram ainda estudadas Técnicas de Ecologia Marinha.
Todos os temas tiveram explicações teóricas e exercícios práticos. Ao final, houve um debate e os alunos fizeram anotações para a elaboração de um relatório.
Desde sua implantação, o curso de Biologia tem obtido avaliação extremamente positiva por parte dos alunos participantes, e neste está sendo um fator muito importante para a conquista de novos alunos para a Universidade, segundo a professora Mara Magenta.